Logotipo do repositório
 

Publicação:
A cadeira de rodas de Stephen Hawking: religião, representação do outro e da ciência em escolas públicas de Penápolis na virada do século XX para o XXI (1990-2008)

dc.contributor.advisorCosta, Milton Carlos [UNESP]
dc.contributor.authorPeters, Carlos Eduardo Marotta [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:24Z
dc.date.available2014-06-11T19:32:24Z
dc.date.issued2010-03-01
dc.description.abstractA pesquisa A cadeira de rodas de Stephen Hawking – religião, representação do Outro e da ciência nas escolas públicas de Penápolis na virada do século XX para o XXI problematiza a inserção do discurso religioso nas escolas públicas de Penápolis e as representações de mundo ali produzidas. O trabalho analisa principalmente a construção da imagem negativa do outro em sala de aula com a utilização de estereótipos e a identificação de supostos inimigos da fé, como homossexuais, artistas e, principalmente, cientistas. O trabalho discute também as representações de ciência produzidas por diversos textos de teor religioso, os combates contra o evolucionismo de Charles Darwin e a legitimação do criacionismo como discurso explicativo verdadeiro. A base documental da pesquisa é composta por textos de conteúdo religioso, distribuídos e discutidos nas escolas, por questionários aplicados a docentes e discentes e por documentos institucionaispt
dc.description.abstractThe research Stephen Hawking’s wheelchair – religion, the representation of the Other and Science in public school in Penápolis at the turn of the 20th century discusses the insertion of religious discourse in public schools in Penápolis and the world representations produced there. The work mainly analyses the building of a negative image of the other in classrooms through the use of stereotypes and the identification of supposedly enemies to the faith, such as gays, artists and especially scientists. I also discuss the representations of science produced by several religious texts, the struggle against Charles Darwin’s evolutionism and the legitimization of creationism as the true explicative discourse. The documents analyzed consist of religious texts distributed and discussed in schools, surveys among teachers and students as well as institutional documentsen
dc.format.extent258 f. : il.
dc.identifier.aleph000629429
dc.identifier.capes33004048018P5
dc.identifier.citationPETERS, Carlos Eduardo Marotta. A cadeira de rodas de Stephen Hawking: religião, representação do outro e da ciência em escolas públicas de Penápolis na virada do século XX para o XXI (1990-2008). 2010. 258 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2010.
dc.identifier.filepeters_cem_dr_assis.pdf
dc.identifier.lattes4852480160057336
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/103136
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEscolas públicaspt
dc.subjectReligiãopt
dc.subjectSocial representation. engen
dc.subjectReligionen
dc.titleA cadeira de rodas de Stephen Hawking: religião, representação do outro e da ciência em escolas públicas de Penápolis na virada do século XX para o XXI (1990-2008)pt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4852480160057336
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.graduateProgramHistória - FCLASpt
unesp.knowledgeAreaHistória e sociedadept
unesp.researchAreaIdentidades culturais, etnicidade e migraçõespt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
peters_cem_dr_assis.pdf
Tamanho:
1.04 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format