Logotipo do repositório
 

Publicação:
A prática do assistente social na Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes: uma experiência do município de Uberaba/MG

dc.contributor.advisorDavid, Célia Maria [UNESP]
dc.contributor.authorFerreira, Maria José [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:38Z
dc.date.available2014-06-11T19:29:38Z
dc.date.issued2012-06-12
dc.description.abstractO estudo que se segue apresenta uma experiência que relaciona a área do serviço social e da educação no município de Uberaba/MG. O objetivo deste estudo foi revelar a prática do assistente social na educação escolar, como forma de reforçar a necessidade da presença desse profissional junto aos órgãos governamentais ou não governamentais, que operacionalizam políticas públicas neste município. Nessa perspectiva, analiso-se o trabalho realizado por duas assistentes sociais, uma delas a própria pesquisadora, na Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes (EMABEM), entre os anos de 2006 e 2011, embasado na Lei n. 16.683/07, que prevê o assistente social nas escolas da Rede Pública de Ensino do Estado de Minas Gerais, de autoria do Deputado Estadual André Quintão. Para alcançar os objetivos a que nos propomos, utilizamos a pesquisa qualitativa fundamentada nos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de campo e estudo de caso, os quais disponibilizaram informações inéditas sobre o objeto pesquisado e contribuíram para a análise dos dados. A pesquisa de campo teve a participação de dezessete sujeitos que são identificados por nomes fictícios e por categorias, a saber: categoria discente; categoria pais/comunidade; categoria equipe administrativa; categoria equipe dirigente e categoria docentes. Estes sujeitos estão inseridos no cotidiano escolar, acompanhando com frequência a prática do assistente social na unidade de ensino, sendo fontes de possibilidades para analisar o objeto de estudo. Os resultados da pesquisa revelam que a inserção do assistente social na escola é necessária e importante para alcançar resultados efetivos no todo da escola e da comunidade. Assim, podemos afirmar que o assistente social, hoje, é parte indispensável para a EMABEM e para aqueles que nela estão vinculadospt
dc.description.abstractThe following research presents an experiment related to social work and education in the city of Uberaba, MG. The aim of this research was to reveal the practice of Social Workers in school education as a way to strengthen the need for the presence of this kind of worker along with government or non-government agencies, which effectuate public policy in this county. From this perspective, we analyze the work of two Social Workers, including the researcher, at Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes (EMABEM), between 2006 and 2011, based on Law n. 16.683/07, which provides the practice of Social Workers in public schools of the State of Minas Gerais, authored by the state deputy André Quintão, To achieve the goals we set ourselves, we used qualitative research based on the following methodological procedures: bibliographical research, documentary research, field research and case studies, which have provided new information about the target researched and contributed to data analysis. The fieldwork was attended by seventeen subjects who are identified by fictitious names and categories, namely: student category; parents/community category; management team category; team leader category and teaching category. These subjects are inserted in the daily school and they follow the practice of Social Workers at the school and, that way, they can be sources to analyze the main object of this research. The survey results reveal that inclusion of social workers in schools is a necessary and important part to achieve effective results in the school and the community as well. Thus, it’s possible to say that nowadays the social worker’s job is an imperative part of EMABEM and to those who are linkeden
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent186 f. : il. fotos, gráfs., tabs.
dc.identifier.aleph000710045
dc.identifier.capes33004072067P2
dc.identifier.citationFERREIRA, Maria José. A prática do assistente social na Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes: uma experiência do município de Uberaba/MG. 2012. 186 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2012.
dc.identifier.fileferreira_mj_me_fran.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/98586
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectServiço social escolarpt
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectServiço social - Educação - Uberabapt
dc.subjectPoliticas publicas - Minas Geraispt
dc.subjectServiço social - Prática profissionalpt
dc.subjectAssistentes sociaispt
dc.subjectSocial Servicept
dc.titleA prática do assistente social na Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes: uma experiência do município de Uberaba/MGpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes2357288415811131[1]
unesp.advisor.orcid0000-0001-7486-335X[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Francapt
unesp.graduateProgramServiço Social - FCHSpt
unesp.knowledgeAreaServiço social, trabalho e sociedadept
unesp.researchAreaServiço Social: formação e prática profissionalpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ferreira_mj_me_fran.pdf
Tamanho:
1.47 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format