Publicação: Organização curricular e novas tecnologias de ensino do atletismo na escola
dc.contributor.advisor | Darido, Suraya Cristina [UNESP] | |
dc.contributor.author | Germano, Vitor Abdias Cabót [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:17:49Z | |
dc.date.available | 2015-03-23T15:17:49Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | Introdução: Atualmente a Educação Física Escolar vem passando por grandes mudanças como, por exemplo, a implementação de uma proposta curricular para as escolas da rede estadual de ensino. No entanto, a falta conhecimentos sob os temas abordados, faz com que os professores trabalhem apenas conteúdos que apresentam um maior domínio o que torna, muitas vezes, as aulas de Educação Física em aulas exclusivamente de esportes coletivos (futsal, basquetebol, voleibol e handebol), deixando de lado outros componentes da cultura corporal. Diante disso, esse trabalho propõe apresentar algumas possibilidades para o atletismo na escola, de modo a buscar a responder as seguintes questões. O que os alunos devem saber sobre o atletismo na escola? Quais valores o atletismo pode acrescentar para estes alunos? O que os alunos devem saber fazer do atletismo? Objetivo: O objetivo do presente trabalho foi apresentar uma proposta curricular de atletismo para as aulas de Educação Física na escola do 6°, 7°, 8° e 9° ano do Ensino Fundamental (3º ciclo). Essas informações foram extraídas de entrevistas realizadas com professores especialistas em Atletismo e Educação Física escolar. Além disso, buscou-se construir um vídeo didático, para o 6°ano, sobre a apresentação das provas do atletismo. Metodologia: A metodologia de pesquisa utilizada para este estudo foi do tipo qualitativa e descritiva, pois consistiu na entrevista com docentes especialistas em Educação Física escolar e/ou Atletismo, e na elaboração de material didático e audiovisual. Conclusão: Todos os entrevistados bem como as propostas curriculares, enfatizaram a importância se reconhecer todas as provas do Atletismo | pt |
dc.format.extent | 46 f. | |
dc.identifier.aleph | 000693965 | |
dc.identifier.citation | GERMANO, Vitor Abdias Cabót. Organização curricular e novas tecnologias de ensino do atletismo na escola. 2011. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011. | |
dc.identifier.file | germano_vac_tcc_rcla.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/119238 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Atletismo | pt |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt |
dc.subject | Curriculos | pt |
dc.subject | Educação física - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Material didático | pt |
dc.subject | Athletics | en |
dc.subject | Educational technology | en |
dc.subject | Physical education and training - Study and teaching | en |
dc.subject | Teaching - Aids and devices | en |
dc.title | Organização curricular e novas tecnologias de ensino do atletismo na escola | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Educação Física - IBRC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- germano_vac_tcc_rcla.pdf
- Tamanho:
- 1.1 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format