Logotipo do repositório
 

Publicação:
Trajetórias pedagógicas de estudantes de música: uma análise sobre violências e resistências

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Galvão, Daisy Alves Fragoso

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Música - IA

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

O principal objetivo deste trabalho é averiguar a presença de violências na trajetória de quatro estudantes de música, analisando esse fenômeno por meio do materialismo histórico e dialético. Também há a discussão sobre ideologia, hegemonia e processos de dominação simbólica, contrastando as contribuições de Gramsci com o pensamento de Bourdieu. Faz-se uma discussão sobre o próprio pensamento marxista, assim como da metodologia escolhida para realização das entrevistas. São utilizadas também referências sobre violência escolar, e, ademais, investigam-se possibilidades de educação musical contra-hegemônica, contando com a Pedagogia Histórico-Crítica e com outras abordagens, incluindo o pensamento de Paulo Freire.

Descrição

Palavras-chave

Música - Introdução e estudo, Estudantes, Violência na escola, Hegemonia, Educação musical, Marxismo, Violência escolar, Violência simbólica, Hegemonia, Music education, Marxism, School violence, Symbolic violence, Hegemony

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação