Publicação:
Trajetórias pedagógicas de estudantes de música: uma análise sobre violências e resistências

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-01-12

Orientador

Galvão, Daisy Alves Fragoso

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Música - IA

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

O principal objetivo deste trabalho é averiguar a presença de violências na trajetória de quatro estudantes de música, analisando esse fenômeno por meio do materialismo histórico e dialético. Também há a discussão sobre ideologia, hegemonia e processos de dominação simbólica, contrastando as contribuições de Gramsci com o pensamento de Bourdieu. Faz-se uma discussão sobre o próprio pensamento marxista, assim como da metodologia escolhida para realização das entrevistas. São utilizadas também referências sobre violência escolar, e, ademais, investigam-se possibilidades de educação musical contra-hegemônica, contando com a Pedagogia Histórico-Crítica e com outras abordagens, incluindo o pensamento de Paulo Freire.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação