Logotipo do repositório
 

Publicação:
Aspectos envolvendo as atitudes negativas de alunos com relação à matemática no primeiro ciclo do ensino fundamental

dc.contributor.advisorSilva, Heloisa da [UNESP]
dc.contributor.authorDalavilla, Angelica Lopes [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:13:18Z
dc.date.available2015-03-23T15:13:18Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA matemática é vista pela maioria das pessoas como a disciplina escolar mais difícil. Muitas pessoas a vêem, desde muito cedo, como um “bicho de sete cabeças”, e pais e alguns professores, muitas vezes, colaboram com essa situação. Considerando que muitas investigações envolvendo as atitudes dos alunos em relação à matemática já foram realizadas na área da Educação Matemática, o objetivo desta pesquisa foi sistematizar os principais resultados nelas apresentados. As atitudes negativas dos alunos em relação à matemática estão associadas a quais aspectos? Esta será a questão norteadora da investigação. Mais especificamente, foi realizada uma pesquisa qualitativa bibliográfica sobre as atitudes dos alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental em relação à matemática. A partir dela, elencamos e analisamos, em oito pesquisas selecionadas, motivos que podem estar associados às atitudes negativas dos alunos em relação à matemática. Para tanto, utilizamos o banco de teses e dissertações da Capes, bem como outros trabalhos recentes como fontes de investigação.. Parte significativa dos estudos reforça a relação entre as atitudes dos alunos frente à Matemática e os aspectos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina e todos eles apontam o papel do professor como principal responsável pelas atitudes positivas e/ou negativas apresentadas pelos alunos com relação à matemática, ainda que a família também tenha sido citada como relevante no processopt
dc.format.extent45 f.
dc.identifier.aleph000805461
dc.identifier.citationDALAVILLA, Angelica Lopes. Aspectos envolvendo as atitudes negativas de alunos com relação à matemática no primeiro ciclo do ensino fundamental. 2014. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.
dc.identifier.file000805461.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118834
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectAtitude (Psicologia)pt
dc.subjectDificuldades no Ensinopt
dc.titleAspectos envolvendo as atitudes negativas de alunos com relação à matemática no primeiro ciclo do ensino fundamentalpt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000805461.pdf
Tamanho:
193 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format