Publicação:
A Grande Guerra e suas obras vocais dedicadas: o repertório inglês e seu contexto

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Data

2019-08-23

Orientador

Miguel, Fábio

Coorientador

Pós-graduação

Música - IA

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Pesquisa de repertório da música, sobretudo vocal, que por meio de uso de ícones e símbolos nacionalistas, liga-se a Primeira Guerra Mundial, visando compreender a relação de sua estética e escolha de textos com os contextos dados. Partindo de ideias vinculadas a canção (RIDLEY) adota-se o método de Análise de Conteúdo (BARDIN) para reunir, selecionar e inferir a relação do material com a condição de produção do mesmo. Apontaram-se contrastes entre a situação de compositores Franceses e Ingleses, indicando o revanchismo como causa pivô destas diferenças mesmo em observação preliminar. Propõe-se uma ideia de Britanismo na música em paralelo ao Revanchismo francês. Com isso disponibiliza-se uma ferramenta de categorização de Repertório da Grande Guerra a partir de cinco categorias de obras: Imagéticas, de Propaganda Nacionalista, de Rememoração, de Identificação Nacional e Dedicadas. Discute-se por meio da Análise do Discurso (BARDIN) como o repertório vocal exposto se relaciona com o período. Fica exposto que o conteúdo ideológico em obras vocais voltasse para temas de resiliência diante do conflito, com predominante uso da Língua Inglesa.

Resumo (inglês)

Research of repertoire of music, mainly vocal, that use icons and nationalistic symbols, connected to the First World War, aiming to understand the aesthetic and choice of texts relation with the given contexts. Based on ideas related to song composing (RIDLEY), the Content Analysis Method (BARDIN) is used to gather, select and infer a material relation with its production context. Contrasts between a series of French and British composers were observed, pointing to revanchism as a major cause of the difference between them. An idea of Britanism in music is proposed in parallel to French Revanchism. With this, a tool of categorization of the Repertory of the Great War is proposed: Imagetic, Nationalistic Propaganda, Rememoration, National Identification and Dedicated Works. Discourse Analysis (BARDIN) is then used to debate vocal repertoire exposed by this material. It is appointed that the ideological direction present in vocal works usualy adopts themes of resilience in the face of conflict, with predominant use of English Language.

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Idioma

Português

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