Logotipo do repositório
 

Publicação:
A Formação do professor: um estudo a partir da concepção de ética em Paul Ricoeur

dc.contributor.advisorInforsato, Edson do Carmo [UNESP]
dc.contributor.authorSmarjassi, Célia Marilda [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-05-14T16:53:20Z
dc.date.available2015-05-14T16:53:20Z
dc.date.issued2014-12-19
dc.description.abstractThe teaching practice claims, by essence and vocation, an eminently ethical action, because the teacher gives human form to the values, hence the importance of ethical formation of the teacher, for from this professional is expected a singular posture of being in the world. In this research we are looking to answer the following question: What are the principles and guidelines of the ethical thought of Paul Ricoeur that would provide an adequate analysis of the disposal of the National Curriculum Guidelines for the Graduation Course in Pedagogy, graduation and the National Curriculum Guidelines for the Training of Teachers of Basic Education, in higher education, degree course, full degree around ethics in teacher training? Methodologically this research appears as bibliographic and documentary, therefore theoretical. In conclusion we note that the official guidelines for the training of teacher bring misconception about the ethics conception. We notice that Ricoeur’s standing, about ethical living guides to a life marked by a behavior in which the person is guided by a self-criticism and self-analysis, and is able to assume attitudes consciously and responsibly, therefore we conclude that his thoughts about ethics might be a valuable tool to develop the teacher’s formationen
dc.description.abstractA prática docente reclama por essência e vocação uma atuação eminentemente ética, porque ele, o professor, dá a forma humana aos valores, daí a importância da formação ética do professor, porque desse profissional se espera uma postura singular de ser e estar no mundo. Nesta pesquisa buscamos responder à seguinte questão: Quais são os princípios e as orientações do pensamento ético de Paul Ricoeur que propiciariam uma análise adequada do que dispõem as Diretrizes Curriculares Nacionais para o. Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena em torno da ética na formação de professores? Metodologicamente esta pesquisa configura-se como bibliográfica e documental, portanto teórica. Em conclusão observamos que as diretrizes oficiais para a formação do professor trazem equívocos quanto ao conceito de ética. Percebemos que as inferências de Ricoeur, acerca do viver ético apontam para um viver pautado por uma conduta em que o sujeito seja guiado por uma autocrítica e autoanálise, e que seja capaz de assumir atitudes de modo consciente e responsável, portanto concluímos que seu pensamento sobre ética pode ser uma valiosa ferramenta para se pensar a formação do professorpt
dc.format.extent176 f. : il.
dc.identifier.aleph000823778
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.citationSMARJASSI, Célia Marilda. A Formação do professor: um estudo a partir da concepção de ética em Paul Ricoeur. 2014. 176 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/27-04-2015/000823778.pdf
dc.identifier.lattes0792309624270467
dc.identifier.orcid0000-0003-1939-3580
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/123307
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectRicoeur, Paul 1913-2005 Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectÉticapt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectProfessores - Participação no planejamento curricularpt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEthicspt
dc.titleA Formação do professor: um estudo a partir da concepção de ética em Paul Ricoeurpt
dc.title.alternativeThe preparation of a teacher: a study from the ethich conception of Paul Recoeuren
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes0792309624270467[1]
unesp.advisor.orcid0000-0003-1939-3580[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaFormação de professorpt
unesp.researchAreaFormação do professor, trabalho docente e práticas pedagógicaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000823778.pdf
Tamanho:
857.17 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format