Publication: Relato de experiência no serviço de radiologia odontológica
Loading...
Date
Authors
Advisor
Gonçalves, Andréa 

Coadvisor
Graduate program
Undergraduate course
Araraquara - FOAR - Odontologia
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Type
Undergraduate thesis
Access right
Acesso restrito
Abstract
Abstract (portuguese)
Trata-se do relato de experiência durante o biênio de 2022-2023 em fui bolsista COPE
Conecta e em que atuei como voluntária da Prestação de Serviço intitulada “Serviço
de Radiologia Odontológica”, cadastrado na Pró Reitoria de Extensão Universitária e
Cultura (PROEC). Para o Programa COPE (Coordenadoria de Permanência
Estudantil) CONECTA (EDITAL Nº 02/2022 – COPE) desenvolvi o projeto intitulado
“Achados nas radiografias periapicais e sua influência no ensino de interpretação
radiográfica”, que teve por objetivo: identificar os dez achados mais frequentes nas
radiografias periapicais observados nas imagens e/ou laudos emitidos pelos
professores, especialistas em Radiologia Odontológica, no período de fevereiro a
outubro de 2022. Os achados mais frequentes foram: dente superior ausente, dente
inferior ausente, cárie ou recidiva, imagem radiolúcida na coroa, cálculo dentário,
tratamento endodôntico, pino intra-canal, dilaceração radicular, extensão alveolar do
seio maxilar, extensão do seio maxilar para o túber da maxila. O Projeto contribuiu
para a minha formação como profissional da saúde, proporcionando uma experiência
extracurricular principalmente em relação ao conhecimento sobre elaboração de laudo
radiográfico e sobre interpretação radiográfica. O trabalho desenvolvido como bolsista
da COPE auxiliará os professores da Radiologia na elaboração do planejamento de
aulas sobre radiografias periapicais, buscando promover competências técnicas e
profissionais aos acadêmicos de Odontologia principalmente na fase de transição
entre o material físico e o material virtual que será disponibilizado aos estudantes de
graduação para o estudo de interpretação radiográfica.
Abstract (english)
This is an experience report during the 2022-2023 biennium in which I was a COPE
CONECTA scholarship holder and in which I worked as a volunteer in the University
Extension Service entitled “Oral Radiology Service”, registered with the Pro Rectory of
University Extension and Culture (PROEC). For the COPE CONECTA Program
(Student Permanence Coordination/EDITAL Nº 02/2022 – COPE) I developed the
project entitled “Findings on periapical radiographs and their influence on the teaching
of radiographic interpretation”, which aimed to: identify the ten most frequent findings
in periapical radiographs observed in the images and/or reports issued by professors,
specialists in Dental Radiology, from February to October 2022. The most frequent
findings were missing upper tooth, missing lower tooth, caries or recurrence,
radiolucent image on the crown, dental calculus, endodontic treatment, intra-canal pin,
root dilaceration, alveolar extension of the maxillary sinus, extension of the maxillary
sinus to the tuber of the maxilla. The Project contributed to my training as a health
professional, providing extracurricular experience mainly in relation to knowledge
about preparing radiographic reports and radiographic interpretation. The work
developed as a COPE fellow will assist Radiology professors in preparing class plans
on periapical radiographs, seeking to promote technical and professional skills for
Dentistry students, especially in the transition phase between the physical material and
the virtual material that will be made available to students’ degree for the study of
radiographic interpretation.
Description
Keywords
Radiografia dentária, Ensino, Interpretação de imagem radiográfica assistida por computador, Radiography dental, Teaching, Radiographic image interpretation computer-assisted
Language
Portuguese
Citation
Targino TO. Relato de experiência no serviço de radiologia odontológica [Trabalho de Conclusão de Curso – Graduação em Odontologia]. Araraquara: Faculdade de Odontologia da UNESP; 2023.