Publicação: O ensino de razão, proporção e teorema de tales a partir da resolução de problemas
dc.contributor.author | Pessôa, Esther Bahr | |
dc.contributor.author | Passos, Natália Caroline dos | |
dc.contributor.author | Munhoz, Regina Helena [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:38Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:38Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Este artigo tem por objetivo descrever a aplicação de um projeto realizado com uma turma de nono ano, de uma escola municipal de Joinville - SC. O referido projeto foi desenvolvido como parte da disciplina de Prática de Ensino de Matemática. A metodologia escolhida foi a Resolução de Problemas e os conteúdos a serem ensinados foram razão, proporção e Teorema de Tales. Optou-se por trabalhar em grupos de quatro ou cinco alunos ao longo do projeto. A escolha por trabalhar em equipes propiciou a participação efetiva dos alunos, que mostraram comprometimento com as tarefas, por saberem que suas atitudes individuais contribuiriam para o desempenho de toda a equipe. O objetivo principal do projeto era que os alunos buscassem respostas para situações-problemas, construindo relações entre a teoria e a prática. Desejava-se ainda que os alunos relacionassem o conteúdo trabalhado no projeto com as atividades do seu cotidiano, estimulando a investigação e a curiosidade dos mesmos. A avaliação final consistiu em uma nota individual, relativa a alguns trabalhos feitos, e uma nota por equipe, relativa a um portfólio que deveria ser entregue no final da aplicação do projeto. O artigo está organizado em seis partes, sendo a primeira uma breve introdução, na qual estão descritos os objetivos do projeto, a segunda uma revisão de literatura sobre o método de Resolução de Problemas, a terceira uma breve revisão teórica sobre os conteúdos abordados, a quarta uma descrição das atividades aplicadas, a quinta uma análise dos resultados e, por fim, as considerações finais. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Matemática, Bauru, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Matemática, Bauru, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 784-795 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 784-795 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-784-795.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141828 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.title | O ensino de razão, proporção e teorema de tales a partir da resolução de problemas | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
unesp.department | Matemática - FC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-784-795.pdf
- Tamanho:
- 526.02 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format