Logotipo do repositório
 

Publicação:
O uso da voz e do tablet em narrativas de histórias

dc.contributor.authorLanzi, Lucirene Andréa Catini [UNESP]
dc.contributor.authorBortolin, Sueli
dc.contributor.authorFerneda, Edberto [UNESP]
dc.contributor.authorVidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Londrina (UEL)
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:25Z
dc.date.available2015-02-24T13:57:25Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractIntroduction: This study is part of some activities developed in a school library in Marília - SP. Objective: To approach the voice pad use in historical narratives. Methodology: The book chosen by the storyteller for this experiment was “A Menina do Narizinho Arrebitado” written by Monteiro Lobato, the first Brazilian book to gain an interactive version for the pad device. Results: It was observe in that activity like a digital device excites children, being a new way to interaction with stories. With features enticing and easier to use, the tablets provide the reading levels of dynamism and interactivity so far unthinkable. Conclusions: With the results of this research, it is concluded that audiovisual resources allow interaction and dynamism, providing enthusiasm to the listeners; being a pleasurable and diverse action that enables the professional to use new tools to stimulate the taste to hear and share stories as well as to attend a school library.en
dc.description.abstractIntrodução: Esse estudo parte de atividades desenvolvidas numa biblioteca escolar na cidade de Marília - SP. Objetivo: Abordar o uso da voz e do tablet nas narrativas de histórias. Metodologia: O livro escolhido pela contadora de histórias para essa experiencia foi A menina do Narizinho Arrebitado de Monteiro Lobato, o primeiro livro brasileiro a ganar uma versão interativa para o dispositivo tablet. Resultados: Observou-se nessa atividade como um dispositivo digital entusiasma as crianças, sendo ele uma nova forma de interação com histórias contadas. Com recursos sedutores e fáceis de usar, os tablets proporcionam à leitura níveis de dinamismo e interatividade até aqui impensáveis. Conclusões: Com os resultados dessa pesquisa, conclui-se que os recursos audiovisuais possibilitam interação e dinamismo, proporcionando entusiasmo nos ouvintes; sendo uma ação prazerosa e diversificada que possibilita ao profissional o uso de novas ferramentas para estimular o gosto em ouvir histórias, compartilhá-las e frequentar uma biblioteca escolar.pt
dc.description.abstractIntroducción: Este estudio parte de las actividades desarrolladas en una biblioteca escolaren la ciudad de Marília - SP.Objetivo: La intención de plantear el uso de la voz y lo tablet al narrar historias.Metodología: Además, defender que el uso de la voz en directo o mediatizada al narrar esindispensable en la rutina escolar. El libro elegido por la narradora para este experimentofue A menina do Narizinho Arrebitado de Monteiro Lobato, el primer libro brasileño enganar una versión interactiva para lo tablet.Resultados: Se observa en esta actividad como un dispositivo digital excita los niños, porser una nueva forma de interacción con historias. Con características seductoras y fáciles de usar, las tabletas proporcionan los niveles de lectura de dinamismo e interactividad hasta ahora impensables.Conclusiónes: Con los resultados de esta investigación, llegamos a la conclusión de quelos recursos audiovisuales permiten interacción y dinamismo, aportando entusiasmo a losoyentes, siendo así una acción placentera y variada que permite a los profesionales el usode nuevas herramientas para avivar el gusto por escuchar historias, compartirlas yfrecuentar la biblioteca de la escuela.Palabras clave: narrar historias; biblioteca de la escuela; voz del narrador de la escuela.es
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciência da Informação, Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus universitário, CEP 17525900, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciência da Informação, Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus universitário, CEP 17525900, SP, Brasil
dc.format.extent98-112
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n2p98
dc.identifier.citationInformação & Informação, v. 18, n. 2, p. 98-112, 2013.
dc.identifier.doi10.5433/1981-8920.2013v18n2p98
dc.identifier.fileISSN19818920-2013-18-02-98-112.pdf
dc.identifier.issn1981-8920
dc.identifier.lattes8596568228676820
dc.identifier.lattes7390573927636069
dc.identifier.lattes9391057804931698
dc.identifier.lattes0570558913093694
dc.identifier.orcid0000-0002-4216-0374
dc.identifier.orcid0000-0002-8808-1217
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114727
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofInformação & Informação
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectBiblioteca escolarpt
dc.subjectTecnologia de informação e comunicaçãopt
dc.subjectTabletpt
dc.titleO uso da voz e do tablet em narrativas de históriaspt
dc.title.alternativeEl uso de la voz y tablet en narraciones de historiases
dc.title.alternativeThe use of voice and tablet in narratives of storiesen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8596568228676820[3]
unesp.author.lattes7390573927636069
unesp.author.lattes9391057804931698
unesp.author.lattes0570558913093694
unesp.author.orcid0000-0002-8808-1217[3]
unesp.author.orcid0000-0002-4216-0374[4]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentCiência da Informação - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN19818920-2013-18-02-98-112.pdf
Tamanho:
125.1 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format