Logo do repositório
 

Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular

dc.contributor.authorBosquetti, Lívia Silva
dc.contributor.authorBraga, Eliana Mara [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionPrograma de Saúde da Família de Porto Ferreira, SP
dc.date.accessioned2014-05-20T13:34:44Z
dc.date.available2014-05-20T13:34:44Z
dc.date.issued2008-12-01
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo descrever as reações que os alunos de enfermagem apresentaram quando do seu primeiro estágio curricular. É um estudo transversal e de campo, e o tratamento dos dados foi realizado com base no método de análise de conteúdo. Os resultados descrevem o campo de estágio, o relacionamento com a equipe da enfermaria, com os pacientes e com o docente durante este período. Nas conclusões, podemos afirmar que o estresse e as contradições vivenciadas no primeiro estágio são parte do crescimento e aprendizado do aluno. O professor é maior responsável por determinar o tipo de interação que haverá entre ele e o aluno, cabendo-lhe ouvir, incentivar e capacitar-se para apoiar os alunos nas experiências iniciais da prática, para que o primeiro estágio seja um fator motivador ao aluno.pt
dc.description.abstractEstudio que tiene por objetivo describir las reacciones que los alumnos de enfermería mostraron durante su primera práctica curricular. Investigación transversal y de campo. El análisis de los datos realizado en base al método de análisis de contenido. Los resultados describen durante este periodo el campo de práctica, la relación con el equipo de enfermería, con los pacientes y con el enfermo. Concluimos que el estrés y los obstáculos vividos durante esta primera práctica son parte del crecimiento y aprendizaje del alumno. El profesor es el mayor responsable por determinar el tipo de interacción establecida entre él y el alumno, responsabilizándose por escuchar, incentivar, capacitar y apoyar a los alumnos durante sus primeras experiencias prácticas, para que este momento sea un factor motivador para el alumno.es
dc.description.abstractThe objective of the present study is to describe and analyze the reactions of nursing students, presented during their first curricular internship. It is a cross-section field study, with data analyzed according to the method of content analysis. The results describe the training field, the relationship with the nursing team, the patients and the professor in the period of training. In the conclusions, we can affirm that the stress and the contradictions experienced in the first period of internship are part of the student's growth and education. The professor is responsible for determining the type of interaction that the students will experience. He/She needs to be capable of listening, encouraging and for his/her own qualification, in order to support the students with the early experiences of the practice, so that the first internship a becomes motivating factor for the students.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu
dc.description.affiliationUSP EE
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu
dc.format.extent690-696
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342008000400011
dc.identifier.citationRevista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 42, n. 4, p. 690-696, 2008.
dc.identifier.doi10.1590/S0080-62342008000400011
dc.identifier.file2-s2.0-58149189916.pdf
dc.identifier.fileS0080-62342008000400011.pdf
dc.identifier.issn0080-6234
dc.identifier.lattes4670180558948205
dc.identifier.scieloS0080-62342008000400011
dc.identifier.scopus2-s2.0-58149189916
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/11916
dc.identifier.wosWOS:000265355500011
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem
dc.relation.ispartofRevista da Escola de Enfermagem da USP
dc.relation.ispartofjcr0.743
dc.relation.ispartofsjr0,279
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectRelações interpessoaispt
dc.subjectEducação em enfermagempt
dc.subjectBolsas e estágiospt
dc.subjectComunicaciónes
dc.subjectRelaciones interpersonaleses
dc.subjectEducación en enfermeríaes
dc.subjectBecas y pasantíases
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectInterpersonal relationsen
dc.subjectEducation, nursingen
dc.subjectFellowships and internshipsen
dc.titleReações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricularpt
dc.title.alternativeReacciones de comunicación en los alumnos de enfermería frente a la primera práctica curriculares
dc.title.alternativeCommunicative reactions of nursing students regarding their first curricular internship perioden
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4670180558948205
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatupt
unesp.departmentEnfermagem - FMBpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0080-62342008000400011.pdf
Tamanho:
136.72 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
2-s2.0-58149189916.pdf
Tamanho:
127.85 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: