Common core state standards for mathematics e currículo paulista: uma análise de conteúdo acerca do ensino de Estatística
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Data
Autores
Orientador
Dias, Marisa da Silva 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FC - Matemática
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho analisa comparativamente o modo como o ensino de Estatística é apresentado no Currículo Paulista e no Common Core State Standards for Mathematics, com foco no 7º ano do Ensino Fundamental. De natureza documental e comparativa, a pesquisa adota a Análise de Conteúdo como método central, permitindo a leitura sistemática e interpretativa de documentos oficiais. A análise revelou que ambos os currículos reconhecem a importância da Estatística para o desenvolvimento do pensamento crítico, mas diferem quanto à abordagem e à concepção de aprendizagem: o Currículo Paulista apresenta uma linguagem prescritiva e contextual, voltada à ação do estudante e à mediação docente, enquanto o Common Core State Standards for Mathematics enfatiza o raciocínio estatístico e a progressão conceitual, com linguagem técnica e instrucional. Essas perspectivas revelam concepções que podem vir a contribuir uma com a outra, uma formativa e experiencial, outra conceitual e sistematizada, cuja articulação pode favorecer práticas equilibradas entre contexto e conceito, ação e raciocínio. O estudo conclui que o discurso curricular expressa valores e intenções formativas, contribuindo para refletir sobre o papel da Estatística na Educação Matemática e sobre as implicações pedagógicas das orientações curriculares.
Resumo (inglês)
This study conducts a comparative analysis of how the teaching of Statistics is presented in the Currículo Paulista and in the Common Core State Standards for Mathematics, focusing on the 7th grade of middle school. Documentary and comparative in nature, the research adopts Análise de Conteúdo as its central method, enabling a systematic and interpretative reading of official documents. The analysis revealed that both curricula recognize the importance of Statistics for the development of critical thinking but differ in their approaches and conceptions of learning: the Currículo Paulista presents a prescriptive and contextual language, oriented toward student action and teacher mediation, while the Common Core State Standards for Mathematics emphasizes statistical reasoning and conceptual progression, with a technical and instructional language. These perspectives reveal conceptions that may complement each other—one formative and experiential, the other conceptual and systematized—whose articulation can promote balanced practices between context and concept, action and reasoning. The study concludes that curricular discourse expresses formative values and intentions, contributing to reflections on the role of Statistics in Mathematics Education and on the pedagogical implications of curricular guidelines.
Descrição
Palavras-chave
Currículo Paulista, Estatística, Análise de conteúdo, Comparação curricular, Common core state standards for mathematics, Statistics, Content analysis, Comparative curriculum
Idioma
Português
Citação
BARBAROTO, Ana Beatriz Silva. Common core state standards for mathematics e currículo paulista: uma análise de conteúdo acerca do ensino de Estatística. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

