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Publicação:
A qualidade do cuidar e educar na educação infantil: ressignificação das concepções teóricas dos profissionais

dc.contributor.authorGarms, Gilza Maria Zauhy [UNESP]
dc.contributor.authorMarin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:15Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:15Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA incorporação da Educação Infantil na educação básica provocou debates sobre sua função social e as competências necessárias para o exercício profissional. No Brasil, a organização das instituições de Educação Infantil foi marcada pela polarização entre assistência e educação, porém o assistencialismo teve uma proposta educacional voltada para a submissão das crianças pobres. O cuidar e educar são dimensões indissociáveis. Os objetivos desta pesquisa foram identificar e analisar os significados atribuídos a profissão e as concepções teóricas dos profissionais sobre a criança e o cuidar e educar. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, que teve o relato escrito como instrumento de coleta de dados. Foi realizada em três instituições com 40 sujeitos. Os resultados indicaram concepções distintas sobre a natureza da criança: nasce predestinado (as possibilidade do conhecimento são dadas na bagagem hereditária); nasce como uma tábula rasa e o meio vai moldando; capaz, completa e ativa que constrói na relação com o outro suas aprendizagens, produz cultura. Constatou-se o predomínio da representação do trabalho como ambiente educativo e o cuidado como inerente à função feminina. A definição da identidade profissional oscilou entre a maternagem e a escolarização. Faz-se necessário ressignificar as concepções teóricas, entender o cuidado como um conceito referente a uma dimensão da afetividade e não como atributo natural das mulheres.Transformações nas práticas cotidianas que qualifiquem o cuidar e educar dependem de mudanças profundas no mundo conceitual dos professores.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.format.extent5062-5074
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5062-5074
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-5062-5074.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes8089865764566741
dc.identifier.lattes2093765979850981
dc.identifier.orcid0000-0001-6584-3656
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141739
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectCuidar e educarpt
dc.subjectEducação infantilpt
dc.subjectProfissionalizaçãopt
dc.titleA qualidade do cuidar e educar na educação infantil: ressignificação das concepções teóricas dos profissionaispt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8089865764566741
unesp.author.lattes2093765979850981[2]
unesp.author.orcid0000-0001-6584-3656[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentEducação - FCTpt

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