Logo do repositório
 

Avaliação pedagógica no atendimento educacional especializado: caminhos e possibilidades

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Fonseca, Katia de Abreu

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Recurso educacional

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A avaliação pedagógica no Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um tema essencial para a construção de práticas inclusivas e efetivas no processo de ensino aprendizagem de estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação. Este e-book nasce da necessidade de aprofundar esse debate, oferecendo aos educadores um material acessível, reflexivo e fundamentado em boas práticas. A inclusão escolar exige um olhar atento às singularidades de cada estudante, respeitando suas potencialidades e necessidades específicas. Nesse contexto, a avaliação pedagógica desempenha um papel crucial, pois possibilita o planejamento de intervenções que favoreçam a aprendizagem, o desenvolvimento da autonomia e a participação plena do estudante na escola e na sociedade. Este material aborda diferentes concepções, metodologias e instrumentos de avaliação no AEE, destacando sua importância como um processo contínuo e dinâmico. Além disso, discute a importância do registro no processo de avalição pedagógica. Ao longo destas páginas, você encontrará reflexões, orientações e exemplos práticos que contribuirão para a qualificação do seu trabalho como educador comprometido com a inclusão. Que esta leitura inspire novas práticas e fortaleça o compromisso de todos com uma educação verdadeiramente acessível e equitativa.

Resumo (inglês)

Pedagogical assessment in Specialized Educational Services (AEE) is an essential topic for the construction of inclusive and effective practices in the teaching-learning process of students with disabilities, Autism Spectrum Disorder (ASD) and High Abilities/Giftedness. This e-book was born from the need to deepen this debate, offering educators accessible, reflective material based on good practices. School inclusion requires a careful look at the singularities of each student, respecting their specific potential and needs. In this context, pedagogical assessment plays a crucial role, as it enables the planning of interventions that promote learning, the development of autonomy and the student's full participation in school and society. This material addresses different concepts, methodologies and assessment instruments in AEE, highlighting its importance as a continuous and dynamic process. Furthermore, it discusses the importance of recording in the pedagogical assessment process. Throughout these pages, you will find reflections, guidance and practical examples that will contribute to the qualification of your work as an educator committed to inclusion. May this reading inspire new practices and strengthen everyone's commitment to a truly accessible and equitable education.

Descrição

Palavras-chave

Atendimento educacional especializado, Avaliação pedaógica, Specialized educational assistance, Pedagogical assessment

Idioma

Português

Citação

BOTELHO, Thays de Fatima. Atendimento educacional especializado: avaliação pedagógica em estudantes com deficiência intelectual. Orientador: Kátia de Abreu Fonseca. 2025. 115 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Inclusiva) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2024.

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação