Logo do repositório

Elaboração e aplicação de um texto de divulgação científica em bioquímica: respostas adaptativas de Neurospora crassa ao estresse ambiental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Freitas, Fernanda Zanolli

Coorientador

Ierick, Isabela Fernandes

Pós-graduação

Curso de graduação

Araraquara - IQAR - Química

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo desenvolver, aplicar e analisar um Texto de Divulgação Científica (TDC) como instrumento para aproximar o conhecimento científico do ambiente escolar. O texto, elaborado a partir da adaptação de três artigos sobre respostas adaptativas celulares em organismos eucariotos diante de diferentes formas de estresse ambiental e uma dissertação de mestrado sobre o melanoma, buscou apresentar conceitos da Bioquímica de forma acessível e contextualizada. A proposta foi fundamentada nos referenciais de Primo (2023), para a construção deste TDC, seguindo os pontos relevantes para a explicação do artigo escolhido, e Ferreira e Queiroz (2011), que orienta a análise quanto à forma e ao conteúdo do material produzido. A aplicação do TDC ocorreu durante a visita dos alunos de um Colégio privado, de Pirassununga (SP), e permitiu observar como a DC pode contribuir para o ensino, estimulando a curiosidade, a reflexão e a construção de significados. Os resultados indicaram que o texto favoreceu o entendimento dos processos bioquímicos e promoveu o diálogo entre o conhecimento científico e o cotidiano dos estudantes, demonstrando o potencial da DC como recurso didático no ensino de Química e Ciências.

Resumo (inglês)

This undergraduate thesis aimed to develop, apply, and analyze a Popular Science Texts (PST) as a tool to bring scientific knowledge closer to the school environment. The text was adapted from a scientific article addressing cellular adaptive responses in eukaryotic organisms under different forms of environmental stress and sought to present biochemical concepts in an accessible and contextualized way. The proposal was based on the framework of Ferreira and Queiroz (2011), which guided the analysis of the material’s form and content. The STC was applied during a visit from students of Colégio, from Pirassununga (SP), allowing the observation of how science communication can contribute to teaching by stimulating curiosity, reflection, and the construction of meaning. The results indicated that the text supported students’ understanding of biochemical processes and fostered dialogue between scientific knowledge and everyday life, highlighting the potential of science communication as a didactic resource in Chemistry and Science teaching.

Descrição

Palavras-chave

Divulgação científica, Aplicações científicas, Bioquímica, Adaptação (Biologia), Célula eucariótica

Idioma

Português

Citação

BUDIN, Carlos Eduardo. Elaboração e aplicação de um texto de divulgação científica em bioquímica: respostas adaptativas de Neurospora crassa ao estresse ambiental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2025.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Item type:Unidade,
Instituto de Química
IQAR
Campus: Araraquara


Departamentos

Cursos de graduação

Item type:Curso de graduação,
Química


Programas de pós-graduação