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Publicação:
Desvelando a progressão continuada: sobre avaliação, reprovação e aprendizagem

dc.contributor.advisorAdam, Joyce Mary [UNESP]
dc.contributor.advisorCasagrande, Ana Lara [UNESP]
dc.contributor.authorAmaral, Gabriela das Graças Teixeira do [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-09-19T17:27:33Z
dc.date.available2018-09-19T17:27:33Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA temática abordada por este trabalho pretende discutir, com base em autores que a estudam, como Paro (2003, 2011), Jacomini (2009), Arroyo (1999; 1992), Silva (2003), Altmann (2002), Freitas (2002) e Luckesi (2008), os fatores associados à progressão continuada e como eles reconfiguraram a proposta de avaliação via sistema de ciclos, transformando-a em aprovação automática; a avaliação como forma de compreender o trabalho docente e o desenvolvimento processual, mais do que um resultado meramente quantitativo; e os desdobramentos da reprovação escolar. Pretende-se discutir, então, o papel da avaliação nesse contexto e como a influência gerada por concepções tradicionais podem atingir de forma negativa todo o processo que envolve o sistema de ciclos. O problema apresentado não é recente, mas merece aprofundamento, dadas as consequências, para a aprendizagem dos alunos, da forma como se lida com a ideia de progressão continuada dentro das escolas. O interesse por este objeto de estudo surgiu das reflexões empreendidas sobre sistemas de avaliação, aliado à profusão de discussões em torno da progressão continuada, possibilitada pelo levantamento exploratório. A pesquisa foi realizada a partir de levantamento bibliográfico e documental, tendo como meio para coleta de dados: artigos acadêmicos, livros e legislações. Desse modo, como objetivo geral, tem-se: investigar como os conceitos de reprovação e aprendizagem influenciam a operacionalização da avaliação na proposta de progressão continuada. Como objetivos específicos, este trabalho apresenta: compreender melhor o histórico do sistema de ciclos até os dias atuais; repensar a formação de professores para o ensino de ciclos; investigar o papel da avaliação na educação; destacar os objetivos traçados legalmente para esse sistema; por fim, destacar a importância de conhecê-lo em essência para legitimar sua efetivação adequada no contexto escolarpt
dc.format.extent52 f.
dc.identifier.aleph000898401
dc.identifier.citationAMARAL, Gabriela das Graças Teixeira do. Desvelando a progressão continuada: sobre avaliação, reprovação e aprendizagem. 2017. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898401.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/156487
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação e Estado - Brasilpt
dc.subjectEstudantes - Reprovaçãopt
dc.subjectAvaliação educacionalpt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.titleDesvelando a progressão continuada: sobre avaliação, reprovação e aprendizagempt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

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