Publicação: A relação entre teoria e prática na pedagogia histórico-crítica: análise de uma proposta pedagógica para a educação infantil
Carregando...
Data
Orientador
Mazzeu, Francisco José Carvalho 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Escolar - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente estudo toma como objeto de investigação o processo de elaboração e implementação de uma proposta pedagógica para a educação infantil fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica, qual seja a Proposta Pedagógica para a Educação Infantil de Bauru (PPEI) e tem como objetivo geral investigar e analisar como a articulação entre a teoria da Pedagogia Histórico-Crítica e a prática pedagógica na educação infantil se expressa em uma proposta pedagógica municipal concreta. Para tanto, tomamos o materialismo histórico-dialético como fundamento filosófico e referência teórico-metodológica da pesquisa e buscamos relacionar a análise do objeto às categorias aqui interpretadas como centrais na Pedagogia Histórico-Crítica, quais sejam, a práxis, o trabalho e o trabalho docente. A partir destes fundamentos, o caminho da nossa investigação que contou, além da análise do documento final da PPEI, com entrevistas semiestruturadas junto à quatro pesquisadoras / docentes diretamente envolvidas na sua elaboração e implementação, acrescidas da análise de materiais complementares à esse processo, destacou vários elementos constituintes da práxis da Pedagogia Histórico-Crítica, dentre os quais a perspectiva histórico-cultural de desenvolvimento humano e a promoção desse desenvolvimento nas crianças desde a educação infantil pela via do acesso à cultura elaborada, ao conhecimento científico, artístico e filosófico acumulado pela humanidade. Ademais, identificamos a intencionalidade do trabalho docente na direção da transformação das consciências e, dialeticamente, da realidade como elemento da práxis educativa transformadora desta perspectiva pedagógica. A análise do referido objeto sob a luz destes fundamentos nos conduziu à conclusão de que a PPEI de Bauru criou condições e possibilidades para o desenvolvimento da práxis da Pedagogia Histórico-Crítica ainda nesta organização social, configurando-se, assim, como uma rica ferramenta a ser usada pelas professoras deste e de outros sistemas públicos de ensino contra os sucessivos ataques que a educação pública brasileira vem sofrendo. Ao mesmo tempo, fortaleceu a tese central deste nosso estudo: o desenvolvimento de uma proposta histórico-crítica se dá de forma contraditória, onde a apropriação dos seus elementos centrais vai dialogando e tendo embates e conflitos com concepções e condições objetivas já existentes, que, por sua vez, vão alterando essa proposta, num movimento dialético que vai da prática para a teoria e da teoria para a prática, constituindo-se numa transformação da prática pedagógica, que, em alguns aspectos caminha na direção da prática educativa transformadora e em outros não corresponde ao projeto histórico-crítico desta pedagogia.
Resumo (inglês)
This study takes as object of investigation the process of elaboration and implementation of a pedagogical proposal for children’s education based on Historical-Critical Pedagogy, namely the Pedagogical Proposal for Bauru Infantile Education (PPEI) and this objective is to investigate and analyze how the articulation between the theory of Historical-Critical Pedagogy and the pedagogical practice in early childhood education is expressed in a concrete municipal pedagogical proposal. For this, we take historical-dialectical materialism as a philosophical foundation and theoretical-methodological reference of this research and we seek to relate the analysis of the object to the categories here interpreted as central in Historical-Critical Pedagogy, namely, praxis, work and teaching work. From these fundamentals, the way of our investigation which included, in addition to the analysis of the PPEI final document, with semi-structured interviews with four teaching researchers directly involved in its elaboration and implementation, together with the analysis of materials complementary to this process, highlighted several elements of the praxis of Historical-Critical Pedagogy, including the historical-cultural perspective of human development and the promotion of this development in children from early childhood through access to culture, to the scientific, artistic and philosophical knowledge accumulated by humanity. In addition, we identify the intentionality of the teaching work in the direction of the transformation of the consciences and, dialectically, of really as an element of the transformative educational praxis of the pedagogical perspective. The analysis of this object in the light of these theorical foundations led us to the conclusion that the PPEI of Bauru created conditions and possibilities for the development of the praxis of Historical-Critical Pedagogy in this society and is configured as an instrument of struggle of the teachers of this and of others public education systems against the successive attacks the Brazilian public education has been suffering. At the same time, it strengthened the central thesis of our study: the development of a historical-critical proposal occurs in a contradictory way, where the appropriation of its central elements is dialoguing and having conflicts and conflicts with existing conceptions and objective conditions, in turn, alter this proposal in a dialectical movement that goes from the practice to the theory and from the theory to the practice, constituting a transformation of the pedagogical practice, that in some respects, moves in the direction of the educational practice transforming, in others does not correspond to the historical-critical project of this pedagogy.
Resumo (espanhol)
El presente estudio toma como objeto de investigación el proceso de elaboración e implementación de una propuesta pedagógica para la educación de los niños basada en la pedagogía histórico-crítica, a saber, la propuesta pedagógica para la educación infantil de Bauru (PPEI). Tiene como objetivo general investigar y analizar cómo la articulación entre la teoría de la pedagogía histórico-crítica y la práctica pedagógica en la educación infantil se expresa en una propuesta pedagógica municipal concreta. Para esto, tomamos el materialismo dialéctico histórico como una base filosófica y una referencia teórico-metodológica de la investigación y buscamos relacionar el análisis del objeto con las categorías aquí interpretadas como centrales en la Pedagogía Histórico-Crítica, a saber, la praxis, el trabajo y el trabajo docente. En esta perspectiva, el camino de nuestra investigación que incluyó, además del análisis del documento final del PPEI, entrevistas semiestructuradas con las cuatro investigadores / docentes directamente involucradas en su elaboración e implementación, junto con el análisis de materiales complementarios a este proceso, destacó varios elementos de la praxis de la pedagogía histórico-crítica, incluida la perspectiva histórico-cultural del desarrollo humano y la promoción de este desarrollo en niños desde la primera infancia a través del acceso a la cultura, al conocimiento científico, artístico y filosófico acumulado por la humanidad. Además, identificamos la intencionalidad del trabajo docente en la dirección de la transformación de las conciencias y, dialécticamente, de la realidad como un elemento de la praxis educativa transformadora. El examen de ese objeto a la luz de estos fundamentos nos llevó a la conclusión de que el PPEI de Bauru crio condiciones y posibilidades para el desarrollo de la praxis de la Pedagogía Histórico-Crítica en esta sociedad y se configura como un instrumento de lucha de los maestros de esta y otros sistemas de educación pública contra los ataques sucesivos que ha sufrido la educación pública brasileña. Al mismo tiempo, fortaleció la tesis central de nuestro estudio: el desarrollo de una propuesta histórico-crítica ocurre de manera contradictoria, donde la apropiación de sus elementos centrales camina por el diálogo y conflictos con las concepciones existentes y las condiciones objetivas. A su vez, e cambio de la propuesta, un movimiento dialéctico de la práctica a la teoría y de la teoría a la práctica, que constituye una transformación de la práctica pedagógica, que, aunque en algunos aspectos caminan en la dirección de transformación de la práctica educativa en otros no corresponden al proyecto histórico-crítico de esta pedagogía.
Descrição
Palavras-chave
Práxis, Pedagogia histórico-crítica, Educação infantil
Idioma
Português