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Publicação:
Da “bruxa” a Adso de Melk: uma leitura crítica de Umberto Eco à luz de Silvia Federici

dc.contributor.advisorAybar-Ramírez, María-Dolores [UNESP]
dc.contributor.authorGomes, Carla Laís [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-04-13T16:46:36Z
dc.date.available2022-04-13T16:46:36Z
dc.date.issued2022-03-24
dc.description.abstractSob a perspectiva de que a literatura e a história são elementos essenciais para a humanização e para a compreensão do mundo em que se vive, o presente trabalho intenciona analisar a única personagem feminina no romance O Nome da Rosa, de Umberto Eco, em diálogo com Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva, de Silvia Federici. Como aportes teóricos principais utilizam-se as obras O segundo sexo: A experiência vivida, de Simone de Beauvoir, e A personagem da ficção, de Antonio Candido, com ênfase no capítulo “A personagem do romance”. A partir desse estudo, pretende-se refletir acerca da construção da mulher na literatura e seu apagamento nela, bem como na história. Assim, questiona-se a composição de determinados estereótipos femininos entre a história e a ficção e de que maneira eles contribuem para a exclusão das mulheres nos campos artísticos e sociais. Por fim, cabe ao trabalho, também, a contestação de artifícios alienantes.pt
dc.description.abstractDado que la literatura y la historia son elementos esenciales para la humanización y comprensión del mundo en que se vive, la presente investigación se propone analizar el único personaje femenino de la novela El nombre de la rosa, de Umberto Eco, en diálogo con Calibán y la bruja: mujeres, cuerpo y acumulación originaria, de Silvia Federici. Como principales aportes teóricos, se utilizan las obras El Segundo Sexo: La Experiencia Vivida, de Simone de Beauvoir, y A personagem da ficção, con énfasis en el capítulo “A personagem do romance”, de Antonio Candido. A partir de este estudio, se pretende reflexionar sobre la construcción de la mujer en la literatura y su borradura en ella, así como en la historia. Así, se cuestiona la composición de determinados estereotipos femeninos entre la historia y la ficción y de qué manera contribuyen para la exclusión de las mujeres en los campos artísticos y sociales. Por fin, concierne también a la investigación, la impugnación de los artificios alienanteses
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/217816
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectIdade Médiapt
dc.subjectLiteraturapt
dc.subjectMulherespt
dc.subjectPersonagem femininapt
dc.subjectSilvia Federicipt
dc.subjectUmberto Ecopt
dc.subjectEdad Mediaes
dc.subjectMujereses
dc.subjectPersonaje femeninoes
dc.titleDa “bruxa” a Adso de Melk: uma leitura crítica de Umberto Eco à luz de Silvia Federicipt
dc.title.alternativeDe la "bruja" a Adso de Melk: una lectura crítica de Umberto Eco a la luz de Silvia Federicies
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.undergraduateLetras - FCLARpt

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