Publicação: Projeto de atendimento a crianças e jovens portadores de distúrbios neuro-motores conforme os princípios de educação condutiva
dc.contributor.author | Souza, Juçara Farias de [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:09:52Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:09:52Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | A necessidade de propiciar atendimento de qualidade à crianças e jovens paralíticas cerebrais, assim como, fomentar inclusão à plenas condições de cidadania, motivou pais e familiares a unirem-se para gerir um espaço com tais objetivos. O Espaço Stimuli, juntamente com uma associação sem fins lucrativos, a Associação de Pais e Amigos da Criança com Distúrbios Neuromotores – Apac., coordena o trabalho de uma equipe multidisciplinar (fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas educacionais e educação artística) e tem como referência básica a adoção de abordagem sugerida pela “educação condutiva”, princípio básico desenvolvido por Andras Petö, médico e pedagogo húngaro. De acordo com tais princípios, criar condições para o pleno desenvolvimento de paralíticos cerebrais, significa investir nas possibilidades de autonomia presentes a cada caso particular. Ampliar a comunicação, interação e desempenho nas atividades da vida diária são metas deste trabalho, resultam numa ênfase especial no incremento da confiança em si próprio e na promoção de um ambiente alegre e descontraído. Deste modo, a inclusão da educação artística preenche as finalidades de desenvolvimento dos indivíduos em seus dimensões intelectual, emocional, perceptivo, estético e comunicador/criativo. O trabalho de extensão inscreve-se em tais parâmetros, em que desenvolvo oficinas de educação artística. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Sociologia, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Sociologia, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude101.htm | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148388 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | Projeto de atendimento a crianças e jovens portadores de distúrbios neuro-motores conforme os princípios de educação condutiva | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara | pt |
unesp.department | Sociologia - FCLAR | pt |