Publicação:
A gestão democrática da educação: expectativas da escola sobre a participação da família

dc.contributor.authorInforsato, Edson do Carmo [UNESP]
dc.contributor.authorInforsato, Fátima Aparecida Ferreira
dc.contributor.authorRodrigues, Inês Marini
dc.contributor.authorFontes, Valéria Longobardo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:27:34Z
dc.date.available2015-07-15T18:27:34Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractThe objective of this study was to verify the importance of family involvement as an element of democratic school management challenging legislation, intellectual discourse and the perspective of school staff. For this purpose, we analyzed the information obtained by means of instrument PDESchool applied in the public schools of a medium-sized city in the state of São Paulo. We found that the school teams identify school / family interaction as an important factor in the work to be developed, although families show little involvement in the management of school units.en
dc.description.abstractEl objetivo de este estudio fue verificar la importancia de la participación de la familia como un elemento de la gestión democrática de las escuelas frente a la legislación, los discursos escolares y la visión del equipo escolar. Para ello, hemos elaborado un análisis de la información obtenida por el instrumento de la PDE-Escuela, aplicado en la red de un municipio de tamaño medio de São Paulo. Se encontró que los equipos escolares vinculan la interacción de la escuela y la familia como un factor importante para el trabajo que se desarrolla, aunque las familias tienen poca participación en la gestión de la unidad escolar.es
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi o de verificar a importância da participação da família na gestão democrática das escolas, confrontando a legislação, os discursos intelectuais e a visão das equipes escolares e analisando as informações levantadas pelo instrumento PDE-Escola, aplicado na rede de um município de porte médio do Estado de São Paulo. Verificou-se que as equipes das escolas apontam a interação entre escola e família como fator importante no trabalho a ser desenvolvido, embora as famílias tenham pouco envolvimento na gestão da unidade escolar.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara-Jau, km 1, Campus Universitario, CEP 14800901, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara-Jau, km 1, Campus Universitario, CEP 14800901, SP, Brasil
dc.format.extent475-494
dc.identifierhttp://seer.ufrgs.br/rbpae/index
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 27, n. 3, p. 475-494, 2011.
dc.identifier.fileISSN1678-166X-2011-27-03-475-494.pdf
dc.identifier.issn1678-166X
dc.identifier.lattes792309624270467
dc.identifier.lattes5919522598374744
dc.identifier.orcid0000-0003-1939-3580
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124722
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Política e Administração da Educação
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectPublic policyen
dc.subjectEducationen
dc.subjectSocial controlen
dc.subjectSocial participation and familyen
dc.subjectPolíticas públicases
dc.subjectLa educaciónes
dc.subjectControl sociales
dc.subjectParticipación social y familiaes
dc.subjectPolítica públicapt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectControle socialpt
dc.subjectParticipação social e famíliapt
dc.titleA gestão democrática da educação: expectativas da escola sobre a participação da famíliapt
dc.title.alternativeDemocratic educational management: school expectations on family participationen
dc.title.alternativeGestión democrática de la educación: expectativas de la escuela sobre la participación de la familiaes
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes792309624270467[1]
unesp.author.lattes5919522598374744
unesp.author.orcid0000-0003-1939-3580[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentDidática - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1678-166X-2011-27-03-475-494.pdf
Tamanho:
217.73 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format