A competência em informação, midiática e digital: explorando inter-relações com o aprendizado da língua Inglesa nas escolas de idiomas
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Data
Autores
Orientador
Belluzzo, Regina Célia Baptista
Coorientador
Pós-graduação
Mídia e Tecnologia - FAAC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O mundo digital transformou radicalmente a maneira como aprendemos e nos comunicamos, e o ensino de línguas não ficou de fora dessa revolução. Com o Inglês se consolidando como a língua global, tornou-se essencial não apenas dominar suas estruturas gramaticais, mas também desenvolver competências que permitam um aprendizado mais autônomo, crítico e conectado com a realidade digital. Assim, a
pesquisa analisa o impacto dessas competências no desenvolvimento dos alunos e na prática pedagógica, tendo como objetivo compreender a situação do ensino e a aprendizagem de língua Inglesa mediados pelas tecnologias digitais sob o enfoque e em inter-relação com a competência em informação, competência midiática e competência digital e propor diretrizes voltadas à adoção de estratégias pedagógicas
que auxiliem no aprendizado dos alunos. A metodologia é qualitativa, sendo desenvolvida, mediante abordagem à literatura nacional e internacional sobre os temas em foco visando à construção de referencial teórico. Ainda, foi realizada pesquisa de campo, junto às duas escolas de ensino de Inglês da cidade de Bauru - SP, com o propósito de identificar quais os conhecimentos, habilidades e atitudes que compreendem a competência em informação, competência midiática e competência digital e que estão sendo desenvolvidos no ensino e aprendizagem do Inglês. Para tanto, foram utilizadas a técnica da entrevista junto aos coordenadores e professores das duas escolas selecionadas como universo de pesquisa, ambas da cidade de Bauru - SP e a técnica de questionário com os 60 alunos das referidas escolas. Os resultados mostraram que a integração dessas competências no processo educacional potencializa a aprendizagem da língua, estimula o pensamento crítico e amplia a autonomia dos estudantes no uso das tecnologias digitais. Ainda, são apresentadas reflexões sobre como essa integração pode preparar os alunos para os desafios da sociedade digital e apresentado um Framework FLUENT-X para o ensino e aprendizagem de Inglês com apoio dos princípios da competência em informação, midiática e digital, o que reforça a importância de um ensino de línguas que vá além da gramática e da conversação, promovendo uma aprendizagem conectada à realidade tecnológica e às demandas do século XXI.
Resumo (inglês)
The digital world has radically transformed the way we learn and communicate, and language teaching has not been left out of this revolution. With English establishing itself as the global language, it has become essential not only to master its grammatical structures but also to develop skills that enable more autonomous, critical, and digitally connected learning. This research analyzes the impact of these competencies on student development and teaching practices, aiming to understand the current situation of English language teaching and learning mediated by digital technologies, from the perspective of—and in relation to—information literacy, media literacy, and digital literacy. It also proposes guidelines for adopting pedagogical strategies that support students' learning. The methodology is qualitative and was developed through a review of national and international literature on the topics in focus, in order to build the theoretical framework. Additionally, field research was conducted with two English language schools in the city of Bauru, São Paulo, to identify the knowledge, skills, and attitudes that encompass information, media, and digital literacy and how they are being developed in English teaching and learning. To this end, interviews were conducted with the coordinators and teachers from the two selected schools, and questionnaires were administered to 60 students from those schools. The results showed that integrating these competencies into the educational process enhances language learning, stimulates critical thinking, and increases students’ autonomy in the use of digital technologies. Furthermore, reflections are presented on how this integration can prepare students for the challenges of the digital society, along with the presentation of the FLUENT-X Framework for English language teaching and learning, supported by the principles of information, media, and digital literacy. This reinforces the importance of language education that goes beyond grammar and conversation, promoting learning that is connected to technological reality and the demands of the 21st century.
Descrição
Palavras-chave
Competência em informação, Competência midiática, Competência digital, Ensino de inglês, Tecnologia educacional, Information literacy, Media literacy, Digital literacy, English language teaching, Educational technology
Idioma
Português
Citação
TURCARELLI, Simone de Cássia. A competência em informação, midiática e digital: explorando inter-relações com o aprendizado da língua Inglesa nas escolas de idiomas. Orientadora: Regina Célia Baptista Belluzzo. 2025. 154 f. Dissertação (Mestrado em Mídia e Tecnologia) – Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Bauru, 2025.


