Publication: O desenvolvimento narrativo de “Chrono Trigger” conduzido por sua trilha sonora
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Date
Authors
Advisor
De Bonis, Maurício Funcia
Coadvisor
Carrasco, Claudiney Rodrigues
Graduate program
Undergraduate course
São Paulo - IA - Música
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Type
Undergraduate thesis
Access right
Acesso aberto

Abstract
Abstract (portuguese)
Os jogos de console/video games estão cada vez mais exercendo um papel importante na sociedade moderna: seja em seu aspecto lúdico, ou em sua importância socio-cultural. Juntamente com eles, para maior imersão e aprofundamento na narrativa do jogo, muitas vezes se desenvolve uma trilha musical própria e específica para acompanhar a história. O objetivo desse trabalho será apresentar os aspectos fundamentais que compõem a trilha sonora do jogo Chrono Trigger, assim como analisar o desenvolvimento e relevância desta em determinados momentos do jogo. Para isso foi feito uma pesquisa com caráter qualitativo com enfoque na pesquisa descritiva e análise de músicas e partituras; os principais meios de coleta de dados foram: a escuta e seleção de músicas mais relevantes para o jogo e o trabalho, a busca por partituras que correspondessem à instrumentação original utilizada, e também um estudo sobre o período histórico para ser possível entender o que levou o compositor a escrever de determinado modo, e como isso foi feito.
Abstract (english)
Console/video games are increasingly playing an important role in modern society: both in their playful aspect and their socio-cultural significance. Alongside them, for a greater immersion and depth in the game narrative, a unique and specific musical soundtrack is often developed to accompany the story. The objective of this work is to present the fundamental aspects that constitute the soundtrack of the game Chrono Trigger, as well as to analyze the development and relevance of it in specific moments of the game. To achieve this, a qualitative research with a focus on descriptive research and analysis of music and scores was conducted; the main methods of data collection included: listening and selecting the most relevant music for the game and the study, searching for scores that corresponded to the original instrumentation used, as well as a study of the historical period to understand what led the composer to write in a certain way, and how this was accomplished.
Description
Keywords
Música - Análise, apreciação, Videogames, Narrativa (Retorica)
Language
Portuguese