Educação, ética e experiência na contemporaneidade
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Resumo
Resumo (inglês)
The objetive of this paper is discuss, briefly, how are configured the dimensions of experience and ethics in society called "liquid" - from the discussions conducted by Zygmunt Bauman. It is observed that there is a difficulty of construction and maintenance of human relations which also leads to impoverishment of experience. This condition is related to the conexion of the bonds with the logic of consumption, which favors the ephemerality, disposability and transforming the other into an object of satisfaction. As a result, a new ethic becomes necessary, being guided in the rediscovery of public spaces as places of exchange (for exemple, the school institution), the experience with the other recognized as an autonomous subject and the reconfiguration of social ties from a policy of friendship.
Resumo (português)
O objetivo deste artigo é discutir, de forma breve, como estão configuradas as dimensões da experiência e da ética na sociedade denominada “líquida” - a partir das discussões realizadas por Zygmunt Bauman. Observa-se que existe uma dificuldade de construção e manutenção das relações humanas no mundo atual, o que leva ao empobrecimento da experiência. Tal condição está relacionada com o balizamento dos vínculos pela lógica de consumo, o que favorece a efemeridade, a descartabilidade e a transformação do outro em objeto de satisfação. Como conseqüência, uma nova ética passa a ser necessária, sendo pautada na redescoberta dos espaços públicos como lugares de trocas (como por exemplo, a escola), na experiência com o outro reconhecido como sujeito autônomo e a reconfiguração dos laços sociais a partir de uma política da amizade.
Descrição
Palavras-chave
Ethics, Human relations, Contemporary life, Ética, Relações humanas, Contemporaneidade
Idioma
Português
Citação
Estudos Contemporâneos da Subjetividade, v. 4, n. 2, p. 251-261, 2014.