Logotipo do repositório
 

Publicação:
A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moral

dc.contributor.advisorOliveira, Áurea Maria de [UNESP]
dc.contributor.authorCodo, Natalia Salvato [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:12:24Z
dc.date.available2015-03-23T15:12:24Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractThe problem addressed in this undergraduate thesis is whether the different endings of the fable The Ant and the Grasshopper permits the educator to organize from the expiatory approval to the reciprocity approval the pedagogic procedure of evolving processes, as theorized in the moral development of Jean Piaget. We used six versions of the fable, three of which ends in a expiatory way and three in the reciprocity. We discussed the data from a Piagetian theoretical standpoint and presented some strategies for the educator to pursue the development of infantile morality in the classroom in what concerns the qualitative evolution of the concept of justiceen
dc.description.abstractA questão de pesquisa proposta nesse trabalho de conclusão de curso é saber se o desfecho, presente nas diferentes versões da fábula A Cigarra e a Formiga, possibilita, ao educador, organizar a ação pedagógica com o processo evolutivo da sanção expiatória para a sanção por reciprocidade, na perspectiva teórica do desenvolvimento moral de Jean Piaget. Selecionamos seis versões da fábula nas quais três apresentam, no desfecho, a sanção expiatória e, as outras três, a sanção por reciprocidade. Ao discutir os dados situamos o referencial teórico piagetiano e apontamos para algumas estratégias que o educador pode utilizar em sala de aula, visando o desenvolvimento da moralidade infantil, no que se refere à evolução qualitativa do conceito de justiçapt
dc.format.extent52 f.
dc.identifier.aleph000690965
dc.identifier.citationCODO, Natalia Salvato. A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moral. 2011. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
dc.identifier.filecodo_ns_tcc_rcla.pdf
dc.identifier.lattes1241282762476947
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118691
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectPiaget, Jean, 1896-1980pt
dc.subjectFabulaspt
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt
dc.subjectEducação moral e civicapt
dc.titleA cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moralpt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes1241282762476947
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
codo_ns_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
355 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format