Publicação:
Ser professora, ser mulher: um estudo sobre concepções de gênero e sexualidade para um grupo de alunas de pedagogia

dc.contributor.authorCosta, Ana Paula
dc.contributor.authorRibeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]
dc.contributor.institutionFaculdade de Americana
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:15:46Z
dc.date.available2014-05-20T15:15:46Z
dc.date.issued2011-08-01
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo investigar as concepções de relações de gênero de um grupo de alunas do curso de Pedagogia que já atuam na educação escolar como professoras. Para a realização desta pesquisa qualitativa, de tipologia analítico-descritiva, foi utilizada uma entrevista semiestruturada com as universitárias escolhidas. A construção e a análise do objeto têm como fundamentação teórica os estudos de Michel Foucault, Joan Scott e Guacira Lopes Louro. Constatamos que, em um processo de acomodação e resistência, as categorias mulher e professora se fundem, o que obscurece, em certa medida, a atuação da professora como profissional da educação.pt
dc.description.abstractThis study aims to investigate the concepts of gender of a group of students from the Faculty of Education, who already work as teachers in schools. For this research, a qualitative and analytic-descriptive typology, we used a semi-structured interview with the students. The construction and analysis of the object were based on theoretical studies of Michel Foucault, Joan Scott and Guacira Lopes Louro. We found that these teachers lack a training in theories and discussions focusing on sexuality and gender issues.en
dc.description.affiliationFaculdade de Americana
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.format.extent475-489
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200011
dc.identifier.citationRevista Estudos Feministas. Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina, v. 19, n. 2, p. 475-489, 2011.
dc.identifier.doi10.1590/S0104-026X2011000200011
dc.identifier.fileS0104-026X2011000200011.pdf
dc.identifier.issn0104-026X
dc.identifier.lattes7163791603588084
dc.identifier.orcid0000-0002-1552-5702
dc.identifier.scieloS0104-026X2011000200011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/29770
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão
dc.relation.ispartofRevista Estudos Feministas
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectrelações de gêneropt
dc.subjectsexualidadept
dc.subjectpedagogiapt
dc.subjectSexualityen
dc.subjectGender Relationsen
dc.subjectPedagogy Courseen
dc.titleSer professora, ser mulher: um estudo sobre concepções de gênero e sexualidade para um grupo de alunas de pedagogiapt
dc.title.alternativeTeachers or women: an analysis of the concepts of gender and sexuality among a group of pedagogy studentsen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7163791603588084[2]
unesp.author.orcid0000-0002-1552-5702[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentPsicologia da Educação - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0104-026X2011000200011.pdf
Tamanho:
71.96 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: