Logotipo do repositório
 

Publicação:
A pesquisa ação-colaborativa com professores iniciantes: perspectivas para o desenvolvimento profissional no processo de aprender a ensinar matemática

dc.contributor.authorCiríaco, Klinger Teodoro [UNESP]
dc.contributor.authorMorelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:32Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:32Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO objetivo geral desta proposta de tese consiste em compreender as potencialidades, no processo de aprendizagem da docência, de interações curriculares e conhecimentos da trajetória de formação de Pedagogos e Matemáticos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que terá como sujeitos professores egressos dos cursos de Pedagogia e Matemática que iniciaram recentemente atividades pedagógicas em escolas públicas municipais e/ou estaduais. Para tal, serão analisados dados obtidos em observações, entrevistas e planos de aulas coletados junto ao grupo constituído de professores iniciantes, no qual serão propostas trocas de conhecimentos, abordando os dilemas enfrentados ao ensinarem Matemática. Como eixo teórico norteador, será utilizado um referencial que contemple os modelos de formação, base da docência e o processo de ensino-aprendizagem de conceitos, enfocando os conhecimentos do professor. Como eixo metodológico, utilizaremos a pesquisa-ação colaborativa com o intuito de auxiliar/orientar os professores, em início de carreira, a partir das interações propiciadas nos encontros do grupo na busca de seu desenvolvimento profissional. Este termo traz uma nova perspectiva para a formação docente pelo fato de conceber o professor como capaz de produzir sua própria aprendizagem e saberes a partir da prática pedagógica, neste sentido o desenvolvimento profissional pode ser entendido como um processo de aprendizagens que acontece ao longo da carreira, envolvendo combinação de etapas formais e não formais que não se limitam à iniciação à docência e à formação continuada, que envolve ainda a formação inicial dos professores, fase que deve ser tratada como primordial do desenvolvimento docente.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Matemática e Computação, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Matemática e Computação, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.format.extent1841-1853
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1841-1853
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-1841-1853.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes5074643701525672
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141805
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectInício da docênciapt
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt
dc.titleA pesquisa ação-colaborativa com professores iniciantes: perspectivas para o desenvolvimento profissional no processo de aprender a ensinar matemáticapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5074643701525672
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentMatemática e Computaçãopt
unesp.departmentMatemática e Computação - FCTpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-1841-1853.pdf
Tamanho:
548.51 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format