Logo do repositório
 

Análise da proposta curricular para ensino de música da cidade de Capivari/SP à luz da teoria de Keith Swanwick

dc.contributor.advisorBenedetti, Danieli Veronica Longo [UNESP]
dc.contributor.authorMiranda, Elizandra Martins [UNESP]
dc.contributor.coadvisorStanzione, Fernando Galizia
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-04-07T16:04:38Z
dc.date.issued2025-02-19
dc.description.abstractO objetivo geral deste trabalho foi analisar a proposta pedagógica para o ensino de Música desenvolvida por docentes da cidade de Capivari/SP, à luz da teoria de Keith Swanwick. Como objetivos específicos, buscou-se compreender como essa proposta se alinha ao modelo (T)EC(L)A de Swanwick e quais dimensões da Espiral de Desenvolvimento Musical são privilegiadas. A questão que guiou o estudo foi de acordo com a teoria de Keith Swanwick, a proposta curricular para ensino de música da cidade de Capivari/SP abarca todas as dimensões da Música e todas as formas diretas de se lidar com ela? Para tal, foi realizada uma análise documental no Caderno do Professor de Música para o 5º ano do ensino fundamental. Os dados demonstraram que este caderno trabalha três camadas da Espiral da Teoria do Desenvolvimento Musical: Materiais, Expressão e Forma, sendo que a ênfase ainda está na consolidação dos conhecimentos relativos aos materiais. Levando em consideração o Modelo (T)EC(L)A, percebe-se ampla ênfase no trabalho de técnica, contrariando o pressuposto da teoria de se trabalhar igualmente todas as formas diretas de se relacionar com música - execução, composição e apreciação. Destas três, apenas a apreciação foi encontrada no currículo analisado. A pesquisa auxiliou a reflexão sobre as qualidades do trabalho curricular realizado em Capivari, ao mesmo tempo que permitiu perceber pontos que podem ser aperfeiçoados. Também permitiu perceber que é possível criar uma linha de pensamento única para o trabalho em educação musical que, ao mesmo tempo, preserva as particularidades de cada educador e escola.pt
dc.description.abstractThe general objective of this work was to analyze the pedagogical proposal for music teaching developed by teachers in the city of Capivari/SP, in the light of Keith Swanwick's theory. As specific objectives, we sought to understand how this proposal is aligned with Swanwick's (T)EC(L)A model and which dimensions of the Spiral of Musical Development are privileged. The question that guided the study was according to Keith Swanwick's theory, does the curriculum proposal for music teaching in the city of Capivari/SP encompass all the dimensions of music and all the direct ways of dealing with it? To this end, a documentary analysis was carried out on the Music Teacher's Notebook for the 5th year of elementary school. The data showed that this booklet works on three layers of the Music Development Theory Spiral: Materials, Expression and Form, with the emphasis still being on consolidating knowledge of materials. Taking into account the (T)EC(L)A Model, there is a strong emphasis on working on technique, contrary to the theory's assumption of working equally on all the direct ways of relating to music - performance, composition and appreciation. Of these three, only appreciation was found in the curriculum analyzed. The research has helped us to reflect on the qualities of the curricular work carried out in Capivari, while at the same time making it possible to see points that could be improved.It also allowed us to realize that it is possible to create a single line of thought for working in music education that, at the same time, preserves the particularities of each educator and school.en
dc.identifier.capes41002016026P1
dc.identifier.citationMIRANDA, Elizandra Martins. Análise da proposta curricular para o ensino de música da cidade de Capivari/SP à luz da teoria de Keith Swanwick. Orientadora: Danieli Verônica Longo Benedetti. Coorientador: Fernando Stanzione Galizia. 2025. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2025.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/296167
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt
dc.subjectMúsica na educaçãopt
dc.subjectSwanwick, Keithpt
dc.titleAnálise da proposta curricular para ensino de música da cidade de Capivari/SP à luz da teoria de Keith Swanwickpt
dc.title.alternativeAnalysis of the curriculum proposal for music teaching in the city of Capivari/SP in the light of Keith Swanwick's theorypt
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublicationd64090c1-e158-443f-bd6e-014e9f095bee
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd64090c1-e158-443f-bd6e-014e9f095bee
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArte e educaçãopt
unesp.researchAreaAbordagens teórico-metodológicas das práticas docentespt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
miranda_em_me_ia.pdf
Tamanho:
4.02 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: