Logotipo do repositório
 

Publicação:
Entendimentos a respeito da matemática na educação do campo: questões sobre currículo

dc.contributor.advisorD'Ambrosio, Ubiratan [UNESP]
dc.contributor.authorBarbosa, Linlya Natássia Sachs Camerlengo de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-09-17T15:24:34Z
dc.date.available2015-09-17T15:24:34Z
dc.date.issued2014-11-18
dc.description.abstractThis thesis is part of the Program Ethnomathematics and its central purpose is to show and to discuss the ways to understand the mathematics curriculum in rural education. For that, I draw panoramic images, based on academic publications, on the courses of Bachelor in Rural Education with specialization in Mathematics and on seven interviews. With that, I compose four images zoomed in, focusing aspects of scholar curriculum, specifically of mathematics, in rural education. The first one considers that the mathematics contents to be taught in rural schools should be the same as any other school, but it's important to start from the student's reality; the second one, on the contrary, questions the knowledge that composes the programs and it suggests including local knowledge, which historically has been excluded; the third one asserts that it should not have specificity in mathematics curriculum in rural schools; and, at last, the fourth one proposing that the schools should also offer technical training for rural jobsen
dc.description.abstractEsta tese insere-se no Programa de Pesquisa Etnomatemática e tem como objetivo central apresentar e discutir maneiras de entender o currículo de matemática na educação do campo. Para isso, traço imagens panorâmicas, a partir de publicações acadêmicas, de perfis de cursos de Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação em Matemática e de sete entrevistas. Com isso, construo quatro imagens com zoom, focando em aspectos do currículo escolar, especificamente de matemática, na educação do campo. O primeiro deles entende que os conteúdos matemáticos a serem trabalhados nas escolas do campo deve ser os mesmos de qualquer outra escola, mas que é importante partir da realidade para chegar ao objeto matemático; o segundo, ao contrário, questiona os conhecimentos presentes nos programas curriculares e sugere que sejam incluídos os saberes locais, que historicamente deles foram excluídos; o terceiro afirma que não deve haver especificidade no programa curricular de matemática de escolas do campo; e, por fim, o quarto compreende que a escola deveria, também, oferecer uma formação técnica para os trabalhos ruraispt
dc.format.extent234 f.
dc.identifier.aleph000846895
dc.identifier.capes33004137031P7
dc.identifier.citationBARBOSA, Linlya Natássia Sachs Camerlengo de. Entendimentos a respeito da matemática na educação do campo: questões sobre currículo. 2014. 234 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/03-09-2015/000846895.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/127621
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectEtnomatematicapt
dc.subjectCurriculospt
dc.subjectEducação do campopt
dc.subjectPesquisa bibliograficapt
dc.titleEntendimentos a respeito da matemática na educação do campo: questões sobre currículopt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos e Científicospt
unesp.researchAreaRelações entre história e educação matemáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000846895.pdf
Tamanho:
1.74 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format