Publicação: Produções acadêmicas sobre transtorno do espectro autista e adaptação do currículo escolar
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Data
Autores
Orientador
Osti, Andréia 

Coorientador
Paganotti, Emille Gomes
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho teve como objetivo identificar publicações acadêmicas sobre a inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no cenário brasileiro. Especificamente, os estudos que abordaram as adaptações curriculares ofertadas a esse público-alvo no Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Para tal, foi utilizada a revisão bibliográfica de literatura nos bancos de dados SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e Periódico CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) sem data de fixação para busca. Os termos para a procura foram as combinações: “transtorno do espectro autista” e “inclusão escolar”; “autismo” e “inclusão escolar” e "currículo" e “autismo”. Obteve-se cinco artigos que foram analisados, contribuindo para identificação de lacunas de estudos que podem ser abordadas em pesquisas futuras. Similarmente, os artigos indicaram que as adaptações do currículo contribuem para atender as individualidades educativas dos estudantes com TEA. As alterações abordadas pelos trabalhos lidos indicaram modificações nos procedimentos de ensino; a partir de atividades alternativas às previstas e/ou introduzindo atividades complementares àquelas que haviam sido originalmente planejadas, com o enfoque na promoção de oportunidades diversificadas de se abordar o mesmo assunto.
Resumo (inglês)
This paper aimed to identify academic publications on school inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in Brazil. Specifically, the studies that addressed the curricular adaptations offered to this target audience in Elementary School - Early Years. To this end, a literature review in the SCIELO (Scientific Electronic Library Online) and CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) databases was used, without a fixed search date. The search terms were the combinations: "autistic spectrum disorder" and "school inclusion"; "autism" and "school inclusion" and "curriculum" and "autism". We obtained five articles that were analyzed, contributing to the identification of study gaps that can be addressed in future research. Similarly, the articles indicated that curriculum adaptations contribute to meet the educational individualities of students with ASD. The changes addressed by the papers read indicated modifications in teaching procedures; starting with alternative activities to the planned ones and/or introducing complementary activities to those that had been originally planned, with a focus on promoting diversified opportunities to approach the same subject.
Descrição
Palavras-chave
Educação especial, Transtorno do espectro autista, Adaptação curricular, Special education, Autistic spectrum disorder, Curricular adaptation
Idioma
Português