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A construção de sentidos na avaliação de múltipla escolha do SARESP

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Advisor

Hattnher, Marize Mattos Dall'Aglio

Coadvisor

Graduate program

Estudos Linguísticos - IBILCE

Undergraduate course

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Type

Master's thesis

Access right

Acesso abertoAcesso Aberto

Abstract

Abstract (portuguese)

Com base em uma abordagem funcionalista, pretende-se verificar como se dá a interação indireta entre os usuários da língua natural. O intuito é buscar compreender como alunos na faixa etária de 14 anos produzem sentido ao resolverem uma avaliação com questões de múltipla escolha. Como corpus para a realização dessa pesquisa foram utilizadas as amostras das avaliações da 8a. série do SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), as Tabelas de Especificação das Habilidades da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e os resultados oficiais de 8as. séries (manhã, tarde e noite) de uma escola estadual da cidade de São José do Rio Preto. A análise do desempenho dos alunos conduziu-nos à análise da própria avaliação e evidenciou uma série de problemas, desde a inadequação de questões até a constatação de que a concepção de leitura do SARESP/2001 contradiz os principais documentos oficiais que tratam do assunto: a Proposta Curricular para o Ensino de Língua Portuguesa e o PCN de Língua Portuguesa. Nosso objetivo, portanto, é apontar para uma releitura dos resultados da avaliação e da própria elaboração do SARESP

Abstract (english)

With a functional approach, this research intends to verify how the indirect interaction between the users of the natural language occurs. The aim is to understand how students build meaning when taking a multiple choice test. The corpus used comprises the evaluations from the São Paulo State System of Scholarly Performance Evaluation (SARESP) and the official results from 8th grades at a public school in the city of São José do Rio Preto- SP, besides other relevant data collected from São Paulo State Board of Education. The analysis of the students’ performance led to an analysis of the evaluation itself and evidenced a series of problems, ranging from the inadequacy of questions to the understanding that the reading concept adopted by the SARESP/2001 contradicts the same concept as proposed by the main official documents. Thus, this study aims at a new reading not only of the evaluation results, but also of the SARESP test elaboration itself

Description

Keywords

Linguística - Estudo e ensino, Funcionalismo (Linguística), Leitura - Estudo e ensino, Rendimento escolar - Avaliação, Testes e medidas educacionais, Functionalism, Reading, Student evaluation

Language

Portuguese

Citation

TEIXEIRA, Maria Luiza de Sousa. A construção de sentidos na avaliação de múltipla escolha do SARESP. 2005. 176 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2005.

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