Logo do repositório
 

Teletrabalho no serviço público universitário: diagnóstico das universidades estaduais paulistas em diálogo com a experiência espanhola

dc.contributor.advisorGrossi, Angela Maria [UNESP]
dc.contributor.authorRuiz, Angélica Aparecida Parreira Lemos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-05-28T18:23:46Z
dc.date.issued2025-03-21
dc.description.abstractA presente pesquisa investiga a institucionalização do teletrabalho nas universidades estaduais paulistas (USP, Unesp e Unicamp), com ênfase nas características dessa modalidade laboral sobre a gestão universitária, a comunicação organizacional e as condições de trabalho dos servidores técnico-administrativos. Inserida no contexto das transformações aceleradas pela pandemia de Covid-19 e da digitalização, a pesquisa adota uma abordagem quanti-qualitativa, de natureza descritiva, com aplicação de questionários e realização de entrevistas em profundidade no Brasil e na Espanha (Universidade de Sevilha), incorporando subsídios dessa experiência internacional ao diálogo analítico. Os resultados apontam para a necessidade de regulamentação institucional clara e participativa, investimentos em infraestrutura tecnológica, políticas de comunicação eficaz e ações voltadas à saúde mental e ao bem-estar dos trabalhadores. Evidenciaram-se ainda riscos associados à intensificação do controle, à sobrecarga digital e à fragmentação da cultura organizacional, caso o teletrabalho seja adotado sem planejamento e sem garantias institucionais adequadas. A principal contribuição científica da tese reside na construção de um referencial analítico próprio, ancorado na articulação entre diagnóstico empírico, análise crítica das políticas institucionais e incorporação da perspectiva dos trabalhadores. A originalidade da pesquisa está em transcender os enfoques técnicos predominantes, ao propor uma abordagem que integra dimensões organizacionais, comunicacionais e sociopolíticas do trabalho remoto. A inclusão da experiência espanhola ampliou a compreensão das múltiplas variáveis envolvidas, além dos desafios estruturais comuns a diferentes universidades públicas. Nos planos social e gerencial, a pesquisa oferece subsídios para políticas mais inclusivas e alinhadas à diversidade das trajetórias laborais. As diretrizes propostas contribuem para a modernização da gestão pública e o fortalecimento da autonomia universitária. Do ponto de vista prático, destacam-se como mais viáveis e prioritárias a regulamentação participativa, a institucionalização de políticas de comunicação integrada e o desenvolvimento de mecanismos de suporte técnico e emocional. A pesquisa sustenta que o teletrabalho, quando planejado com responsabilidade institucional, pode configurar uma alternativa sustentável e emancipadora de organização do trabalho, desde que orientado por compromissos com a valorização do trabalhador e a missão pública da universidade.pt
dc.description.abstractThe present study aims to investigate the institutionalization of telework at state public universities of São Paulo (USP, Unesp, and Unicamp), with an emphasis on the characteristics of this work modality in relation to university management, organizational communication, and the working conditions of technical-administrative staff. Framed within the context of transformations accelerated by the Covid-19 pandemic and ongoing digitalization, the research adopts a quantitative and qualitative descriptive approach, combining the application of questionnaires with in-depth interviews conducted both in Brazil and in Spain (at the University of Seville), incorporating insights from the international experience into the analytical dialogue. The findings highlight the need for clear and participatory institutional regulation, investment in technological infrastructure, effective communication policies, and initiatives focused on mental health and workers’ well-being. The study also reveals potential risks associated with increased managerial control, digital overload, and the fragmentation of organizational culture, particularly if telework is implemented without proper planning and institutional safeguards. The main scientific contribution of this dissertation lies in the construction of a unique analytical framework, grounded in the articulation between empirical diagnosis, critical analysis of institutional policies, and the inclusion of workers’ perspectives. The originality of the research resides in its effort to transcend predominantly technical approaches by proposing a perspective that integrates organizational, communicational, and sociopolitical dimensions of remote work. The inclusion of the Spanish experience broadened the understanding of the multiple variables involved, in addition to the structural challenges common to different public universities. From both social and managerial standpoints, the study provides valuable input for the formulation of more inclusive policies that are aligned with the diversity of work trajectories. The proposed guidelines contribute to the modernization of public management and the strengthening of university autonomy. From a practical perspective, the most feasible and urgent measures include participatory regulation, the institutionalization of integrated communication policies, and the development of technical and emotional support mechanisms. The study further argues that telework, when planned with institutional responsibility, can represent a sustainable and emancipatory alternative for work organization, provided it is guided by a commitment to the valorization of workers and the public mission of the university.en
dc.description.abstractLa presente investigación tiene como objetivo analizar la institucionalización del teletrabajo en las universidades públicas del estado de São Paulo (USP, Unesp y Unicamp), con énfasis en las características de esta modalidad laboral en relación con la gestión universitaria, la comunicación organizacional y las condiciones laborales del personal técnico-administrativo. Enmarcado en el contexto de las transformaciones aceleradas por la pandemia de la Covid-19 y por los procesos de digitalización, el estudio adopta un enfoque cuantitativo-cualitativo, de carácter descriptivo, que combina la aplicación de cuestionarios con la realización de entrevistas en profundidad en Brasil y en la España (Universidad de Sevilla), incorporando aportaciones de esta experiencia internacional al análisis comparado. Los resultados señalan la necesidad de una regulación institucional clara y participativa, inversiones en infraestructura tecnológica, políticas de comunicación eficaces y acciones orientadas a la salud mental y al bienestar de las personas trabajadoras. También se evidencian riesgos vinculados a la intensificación del control, la sobrecarga digital y la fragmentación de la cultura organizacional, en caso de que el teletrabajo sea implementado sin planificación ni garantías institucionales adecuadas. La principal aportación científica de esta tesis radica en la construcción de un marco analítico propio, sustentado en la articulación entre el diagnóstico empírico, el análisis crítico de las políticas institucionales y la incorporación de la perspectiva de las personas trabajadoras. La originalidad del estudio reside en su capacidad para trascender los enfoques técnicos predominantes, al proponer una perspectiva que integra las dimensiones organizativas, comunicativas y sociopolíticas del trabajo a distancia. La inclusión de la experiencia española sirvió para ampliar la comprensión de las múltiples variantes envueltas, además de los desafíos estructurales comunes a las diferentes universidades públicas. En el plano social y de la gestión, la investigación ofrece insumos para el diseño de políticas más inclusivas y alineadas con la diversidad de trayectorias laborales. Las directrices propuestas contribuyen a la modernización de la gestión pública y al fortalecimiento de la autonomía universitaria. Desde una perspectiva práctica, se destacan como más viables y prioritarias la regulación participativa, la institucionalización de políticas de comunicación integrada y el desarrollo de mecanismos de apoyo técnico y emocional. El estudio sostiene, además, que el teletrabajo, cuando es planificado con responsabilidad institucional, puede configurarse como una alternativa sostenible y emancipadora de organización del trabajo, siempre que esté orientado por compromisos firmes con la valorización del trabajo y con la misión pública de la universidad.es
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCapes:001
dc.identifier.capes33004056092P6
dc.identifier.citationRUIZ, Angélica Aparecida Passos Lemos. Teletrabalho no serviço público universitário: diagnóstico das universidades estaduais paulistas em diálogo com a experiência espanhola. Orientadora: Angela Maria Grossi. 2025. 240 f. Tese (Doutorado em Mídia e Tecnologia) – Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.
dc.identifier.latteshttps://lattes.cnpq.br/1460479353323503
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1113-320X
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/310771
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso restritopt
dc.subjectTeletrabalhopt
dc.subjectTecnologias digitaispt
dc.subjectGestão da Comunicaçãopt
dc.subjectTransformação Digitalpt
dc.subjectTeleworken
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectCommunication managementen
dc.subjectDigital transformationen
dc.titleTeletrabalho no serviço público universitário: diagnóstico das universidades estaduais paulistas em diálogo com a experiência espanholapt
dc.title.alternativeTelework in the public university sector: a diagnosis of São Paulo State Universities in dialogue with the spanish experienceen
dc.title.alternativeTeletrabajo en el servicio público universitario: diagnóstico de las universidades estatales paulistas en diálogo con la experiencia españolaes
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublication56391562-5d40-4738-9849-7d1becd24fa1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery56391562-5d40-4738-9849-7d1becd24fa1
relation.isOrgUnitOfPublication6757fba3-ca7b-475c-8b94-17e4a336188f
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery6757fba3-ca7b-475c-8b94-17e4a336188f
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.embargo24 meses após a data da defesapt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramMídia e Tecnologia - FAACpt
unesp.knowledgeAreaAmbientes midiáticos e tecnológicospt
unesp.researchAreaGestão midiática e tecnológicapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ruiz_aapl_dr_bauru_par.pdf
Tamanho:
1.14 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ruiz_aapl_dr_bauru_int.pdf
Tamanho:
3.1 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: