Publicação: Immanuel Kant: contribuições ao filósofo e ao educador a partir de sua reflexão sobre o esclarecimento
dc.contributor.author | Brocanelli, Cláudio Roberto [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2015-02-24T13:57:54Z | |
dc.date.available | 2015-02-24T13:57:54Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | Por meio deste artigo pretendo oferecer e promover uma discussão iniciada por Immanuel Kant no século XVIII, a qual possibilita repensar nossa educação atual, atrelada à sociedade da informação. Pensar uma escola que oriente as pessoas em uma formação mais humana é de suma importância em nossos dias, especialmente uma formação dos próprios educadores que tenham condições de pensar sobre si e sua própria atuação. Nesse sentido, completando a proposta de Kant sobre a coragem de orientar-se por meio do próprio entendimento e de chegar à emancipação, Michel Foucault indica uma nova forma que não se alimenta somente de dados e que não se limita a descrever ou analisar a situação atual, mas que integra o ator no seu momento presente; a esta forma de pensar ele chamou de ontologia do presente, a qual neste texto recebe destaque. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Hygino Muzzi Filho, 737, Acapulco, CEP 17525-900, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Hygino Muzzi Filho, 737, Acapulco, CEP 17525-900, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 668-675 | |
dc.identifier | http://www.unoeste.br/site/pos/enapi/2011/suplementos/documentos/Humanarum-PDF/CDEduca%C3%A7%C3%A3o.pdf | |
dc.identifier.citation | Colloquium Humanarum, v. 8, suplemento especial, p. 668-675, 2011. | |
dc.identifier.issn | 1809-8207 | |
dc.identifier.lattes | 2191863873314415 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0003-4945-1681 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/115242 | |
dc.language.iso | por | |
dc.relation.ispartof | Colloquium Humanarum | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Currículo Lattes | |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Ensino de Filosofia | pt |
dc.subject | Filosofia da Educação | pt |
dc.title | Immanuel Kant: contribuições ao filósofo e ao educador a partir de sua reflexão sobre o esclarecimento | pt |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 2191863873314415 | |
unesp.author.orcid | 0000-0003-4945-1681 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | pt |
unesp.department | Administração e Supervisão Escolar - FFC | pt |