Publicação:
Gestão escolar democrática: registros em vídeo ferramenta auxiliar à prática reflexiva

dc.contributor.advisorGanzeli, Pedro [UNESP]
dc.contributor.authorGomes, Stella Grimaldi [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:04Z
dc.date.available2014-06-11T19:28:04Z
dc.date.issued2007-02-27
dc.description.abstractÉ cada vez maior a discussão sobre novas formas de organização do trabalho escolar, com práticas pautadas na participação, na reflexão e na autonomia, instituindo uma lógica inovadora nas relações pessoais e interpessoais da educação, na direção de um modelo democrático de gestão. Nessa direção essa pesquisa teve por objetivo conhecer o impacto dos registros em vídeo no cotidiano escolar como uma ferramenta auxiliar a prática reflexiva e a sua influência na gestão escolar democrática. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados em uma escola pública de ensino fundamental, localizada em uma cidade de porte médio na região metropolitana de Campinas/SP, que implementou os registros em vídeo em seu cotidiano escolar. Foram realizadas anotações em diário de campo, analisados os registros em vídeo de reuniões pedagógicas e aplicado questionário avaliativo junto aos professores. Nossas observações levaram-nos à constatação de que os registros em vídeo foram um instrumento importante para levar os agentes educacionais a uma reflexão mais ampla, crítica e profunda da realidade escolar efetivando a participação na gestão escolar democrática.pt
dc.description.abstractIt is every time larger the discussion on new forms of organization of the school work, with ruled practices in the participation, in the reflection and in the autonomy, instituting an innovative logic in the personal relationships and interpessoais of the education, in the direction of a democratic model of administration. In that direction that research had for objective to know the impact of the registrations in video in the daily school as an auxiliary tool the reflexive practice and your influence in the democratic school administration. We used as methodology the qualitative research. The data were collected at a public school of fundamental teaching, located in a city of medium load in the metropolitan area of Campinas/SP, that implemented the registrations in video in your daily one school. Annotations were accomplished in field diary, analyzed the registrations close to in video of pedagogic meetings and applied questionnaire avaliativo the teachers. Our observations took us to the verification that the registrations in video went an important instrument to take the educational agents to a wider reflection, critic and deep of the school reality executing the participation in the democratic school administration.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent161 f.
dc.identifier.aleph000489457
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.citationGOMES, Stella Grimaldi. Gestão escolar democrática: registros em vídeo ferramenta auxiliar à prática reflexiva. 2007. 161 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
dc.identifier.filegomes_sg_me_arafcl.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/96273
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação escolarpt
dc.subjectGestão democráticapt
dc.subjectEducation schoolen
dc.titleGestão escolar democrática: registros em vídeo ferramenta auxiliar à prática reflexivapt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaPolítica e gestão educacionalpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
gomes_sg_me_arafcl.pdf
Tamanho:
437 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format