A satisfação acadêmica de graduandos da UNESP durante e após a pandemia de COVID-19
| dc.contributor.advisor | Osti, Andréia [UNESP] | |
| dc.contributor.author | Nogueira, Bianca Lopes da Cunha [UNESP] | |
| dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
| dc.date.accessioned | 2025-09-08T15:22:24Z | |
| dc.date.issued | 2025-08-28 | |
| dc.description.abstract | O presente estudo dedicou-se a realizar uma investigação de caráter quali-quantitativo sobre a temática da Satisfação Acadêmica no ensino superior visando identificar quais os fatores que envolvem a satisfação ou a insatisfação com a vida acadêmica de estudantes que cursaram parte da graduação no contexto da pandemia de Covid-19. Destaca-se ainda que em razão da pandemia Covid-19, que impactou toda a sociedade mundial e, em se tratando das universidades brasileiras, provocou a exigência de uma nova organização em termos de promover o ensino e considerando o elevado abandono de estudantes no ensino superior frente a essa realidade, torna-se relevante esta pesquisa. Participaram da pesquisa 75 estudantes de graduação da Unesp, campus de Rio Claro. Metodologicamente foi aplicado um questionário montado previamente e sua análise feita por estatística descritiva. Objetivou-se identificar junto a esse grupo de estudantes sobre seus níveis de satisfação e insatisfação acadêmica durante a pandemia e no retorno presencial; analisar impacto do cenário pandêmico do COVID para a capacidade de engajamento dos estudantes em atividades de aprendizagem e os impactos na retomada presencial; averiguar quais foram as condições materiais e espaço de estudo dos alunos para realizar as atividades remotas e identificar quais os sentimentos positivos e negativos dos alunos em relação ao processo de ensino e aprendizagem ocorrido durante o isolamento social e comparar com os sentimentos vivenciados no retorno presencial. Espera-se com essa pesquisa contribuir para o reconhecimento dos fatores que interferem na satisfação dos estudantes a fim de planejar ações de atendimento aos estudantes, além de possibilitar a adoção de estratégias dentro da própria instituição para melhorar as condições ofertadas aos discentes e entender quais foram as consequências da pandemia para esse grupo e buscar futuras alternativas ao ensino remoto. | pt |
| dc.description.abstract | The present study is dedicated to carrying out a qualitative-quantitative investigation on the topic of Academic Satisfaction in higher education, aiming to identify which factors involve satisfaction or dissatisfaction with the academic life of students who completed part of their undergraduate course in the context of the pandemic. of Covid-19. It is also noteworthy that due to the Covid-19 pandemic, which impacted the entire world society and, in the case of Brazilian universities, caused the demand for a new organization in terms of promoting teaching and considering the high dropout of students in teaching superior to this reality, this research becomes relevant. Participated of the research 75 undergraduate students from Unesp, Rio Claro campus. Methodologically, a questionnaire was applied and its analysis was carried out using descriptive statistics. The aim is to identify with this group of students their levels of academic satisfaction and dissatisfaction during the pandemic and upon return in person; analyze the impact of the COVID pandemic scenario on students' ability to engage in learning activities and the impacts on in-person resumption; to find out what the wstudents' material conditions and study space were to carry out remote activities and identify the students' positive and negative feelings in relation to the teaching and learning process that occurred during social isolation and compare them with the feelings experienced upon returning in person. This research is expected to contribute to the recognition of factors that interfere with student satisfaction in order to plan student service actions, in addition to enabling the adoption of strategies within the institution itself to improve the conditions offered to students and understand what were the consequences of the pandemic for this group and seek future alternatives to remote teaching. | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
| dc.description.sponsorshipId | CAPES: 001. | |
| dc.identifier.capes | 33004137064P2 | |
| dc.identifier.lattes | 9779093590129042 | |
| dc.identifier.orcid | 0009-0006-1960-5968 | |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/313491 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
| dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
| dc.subject | Ensino Superior | pt |
| dc.subject | Satisfação | pt |
| dc.subject | Adaptação acadêmica | pt |
| dc.subject | Desempenho acadêmico | pt |
| dc.subject | Rendimento | pt |
| dc.subject | Higher education | en |
| dc.subject | Satisfaction | en |
| dc.subject | Academic adaptation | en |
| dc.subject | Academic performance | en |
| dc.subject | Performance | en |
| dc.title | A satisfação acadêmica de graduandos da UNESP durante e após a pandemia de COVID-19 | pt |
| dc.title.alternative | Academic satisfaction of UNESP undergraduate students during and after the COVID-19 pandemic | en |
| dc.type | Dissertação de mestrado | pt |
| dcterms.impact | Esta pesquisa tem sua importância e relevância ao contribuir para a compreensão do impacto que a pandemia teve para a rotina dos universitários, ao verificar as condições que envolvem o retorno ao ensino presencial. E possibilitar à adoção de estratégias que solucionem as dificuldades elencadas e contribuam para uma maior satisfação acadêmica entre os estudantes, ao evitar o aumento da evasão nas universidades e a queda do rendimento acadêmico. Aliada ao objetivo 05 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU ao contribuir para educação de qualidade, a pesquisa também abre possibilidade para investigações sobre as possibilidades do ensino remoto ou híbrido no futuro, considerando as condições materiais e os desafios de ensino aprendizagem nessa modalidade de ensino. | pt |
| dcterms.impact | This research holds importance and relevance as it contributes to the understanding of the impact the pandemic had on university students' routines by examining the conditions surrounding the return to in-person education. It enables the adoption of strategies to address the identified challenges and promote greater academic satisfaction among students, helping to prevent increased university dropout rates and declines in academic performance. In alignment with Goal 5 of the United Nations Sustainable Development Goals, by contributing to quality education, the research also opens up possibilities for further investigation into the potential of remote or hybrid learning in the future, considering the material conditions and teachinglearning challenges associated with this mode of education. | en |
| dspace.entity.type | Publication | |
| relation.isAuthorOfPublication | 74a2b8be-d967-4958-92e2-1e805744d871 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 74a2b8be-d967-4958-92e2-1e805744d871 | |
| unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
| unesp.embargo | Online | pt |
| unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
| unesp.graduateProgram | Educação - IB | pt |
| unesp.knowledgeArea | Educação | pt |
| unesp.researchArea | Linguagem - Experiência - Memória - Formação | pt |
Arquivos
Pacote original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- nogueira_blc_me_rcla.pdf
- Tamanho:
- 1.46 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.14 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
