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A criação brasileira de videogames segundo a imprensa especializada: uma análise das revistas EGW e Edge

dc.contributor.advisorSoares, Murilo Cesar [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Daniel Gonçalves da Fonseca e [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-08-30T18:22:27Z
dc.date.available2018-08-30T18:22:27Z
dc.date.issued2011-11
dc.description.abstractThe goal of this paper is to analyze the recent coverage of videogame development in Brazil by the specialized press. Since its origins in the 90s, the Brazilian videogame magazines informed its readers about releases, reviewed games and served as walkthrough guides. In the last years this segment has matured, not only concerning about entertainment but touching on issues such as the industry and economy related to the audiovisual games. Brazil's emergence as a videogame consumer (and also producer) market has raised news reports about it in specialized magazines; stories about small developing studios aiming the success become frequent, as well as investigative reports about the obstacles that impede a more expressive growth of this economic and cultural sector. Taking the two main magazines of the segment: Entertainment +Game World (EGW) and Edge, we performed a content analysis of the stories dealing with the Brazilian creation of games, picturing the national market according to the two publications. The dedication to the Brazilian-made games was steady on the studied issues, but the very small space dedicated to them, compared to the foreign games, shows that the coverage has yet to be further developed in both magazinesen
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar a cobertura recente pela imprensa especializada do desenvolvimento de videogames no Brasil. Desde sua origem na década de 90, as revistas especializadas em games informaram leitores sobre lançamentos, resenharam jogos e serviram de guia de como prosseguir neles. Nos últimos anos esse segmento amadureceu, não só se preocupando com entretenimento, mas tocando em assuntos relativos à indústria e à economia relacionada aos jogos audiovisuais. A emergência do Brasil como mercado consumidor (e também produtor) de videogames tem levantado reportagens a respeito nas revistas especializadas; matérias sobre pequenos estúdios desenvolvedores que buscam fazer sucesso tornaram-se frequentes, assim como reportagens investigativas sobre os entraves que impedem um desenvolvimento mais expressivo desse setor econômico e cultural. Tomando as duas principais revistas do segmento: a Entertainment + Game World (EGW) e a Edge, mostramos uma análise do conteúdo das reportagens que tratam da criação nacional de games estabelecendo um retrato do mercado brasileiro segundo as duas publicações. A dedicação aos games brasileiros foi constante nas edições estudadas, mas o espaço muito reduzido dedicado a elas em comparação aos games estrangeiros demonstra que a cobertura ainda tem que ser mais bem desenvolvida em ambas as revistaspt
dc.identifier.aleph000886626
dc.identifier.citationSOUZA, Daniel Gonçalves da Fonseca e. A criação brasileira de videogames segundo a imprensa especializada: uma análise das revistas EGW e Edge. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-07-12/000886626.pdf
dc.identifier.lattes3941640626637014
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/155623
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAleph
dc.subjectVideo gamespt
dc.subjectJogos eletronicospt
dc.subjectJornalismopt
dc.subjectGamespt
dc.titleA criação brasileira de videogames segundo a imprensa especializada: uma análise das revistas EGW e Edgept
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication6757fba3-ca7b-475c-8b94-17e4a336188f
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery6757fba3-ca7b-475c-8b94-17e4a336188f
unesp.advisor.lattes3941640626637014
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.undergraduateComunicação Social - FAACpt

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