Publicação: TEA na Educação Infatil: Hello Educ como recurso para o desenvolvimento da autorregulação
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Data
2024-03-07
Autores
Orientador
Carvalho, Dariel de 

Coorientador
Pós-graduação
Docência para Educação Básica - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as contribuições de um quadro de rotina escolar com pistas visuais desenvolvido para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com foco no desenvolvimento da autorregulação em sala de aula na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, desenvolvida em uma escola de Educação Infantil municipal no interior de SP. Os participantes deste estudo foram três crianças com TEA da Educação Infantil e suas respectivas professoras. Para a coleta de dados, foram utilizados três instrumentos: uma entrevista semiestruturada, considerando três categorias levantadas a priori: a) autorregulação relacionada a solução de problemas interpessoais; b) autorregulação relacionada com os pares e; c) autorregulação relacionada aos comportamentos disruptivos na alteração da rotina. Utilizamos também um protocolo de observação pautado a partir das categorias das entrevistas, visando registro e análise dos dados referentes à aplicação do produto educacional Hello Educ na organização da rotina escolar dos participantes da pesquisa; e um questionário aplicado às professoras para coletar informações específicas sobre suas percepções em relação a utilização do quadro de rotina Hello Educ. Os dados coletados via entrevista subsidiaram a elaboração do produto, fornecendo informações relevantes para sua produção e aplicação. Durante dois meses foi aplicado o produto, em três diferentes turmas da Educação Infantil. Os dados demonstraram as contribuições da utilização do quadro Hello Educ no desenvolvimento da autorregulação das crianças com TEA. As professoras destacaram benefícios, como eficiência na gestão da rotina, redução de comportamentos disruptivos, melhoria na interação social e autorregulação emocional dos alunos com TEA. Essas descobertas possuem potencial para enriquecer práticas pedagógicas inclusivas na Educação Infantil, beneficiando tanto os alunos com TEA quanto apoiando os educadores no processo educativo. O quadro de rotina Hello Educ emerge como um recurso para promover o desenvolvimento da autorregulação em sala de aula, alinhando-se aos objetivos da pesquisa e indicando caminhos promissores para intervenções pedagógicas mais eficazes principalmente com o público desta pesquisa.
Resumo (inglês)
This research had the general objective of analyzing the contributions of a school routine framework with visual cues developed for students with Autism Spectrum Disorder (ASD), with a focus on the development of self-regulation in the Early Childhood Education classroom. This is field research, with a qualitative approach, developed in a municipal Early Childhood Education school in the interior of SP. The participants in this study were three children with ASD from Early Childhood Education and their respective teachers. For data collection, three instruments were used: a semistructured interview, considering three categories raised a priori: a) self-regulation related to solving interpersonal problems; b) self-regulation related to peers and; c) self-regulation related to disruptive behaviors when changing routine. We also used an observation protocol based on the interview categories, aiming to record and analyze data regarding the application of the educational product Hello Educ in organizing the school routine of research participants; and a questionnaire administered to teachers to collect specific information about their perceptions regarding the use of the Hello Educ routine framework. The data produced via interviews supported the development of the product, providing relevant information for its production and application. The product was applied for two months in three different Early Childhood Education classes. The data were analyzed and demonstrated the contributions of using the Hello Educ framework in the development of self-regulation in children with ASD. The teachers highlighted benefits, such as efficiency in routine management, reduction of disruptive behaviors, improvement in social interaction and emotional self-regulation of students with ASD. These findings have the potential to enrich inclusive pedagogical practices in Early Childhood Education, benefiting both students with ASD and supporting educators in the educational process. The Hello Educ routine framework emerges as a resource to promote the development of self-regulation in the classroom, aligning with the research objectives and indicating promising paths for more effective pedagogical interventions, especially with the audience of this research.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
SILVA, Daniela Certo da. TEA na Educação Infantil: Hello Educ como recurso para o desenvolvimento da autorregulação. Orientador: Dariel de Carvalho. 2025. 85 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica)– Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.