Publicação: Avaliação, gestão e novas possibilidades para emancipação na perspectiva de transformação social
dc.contributor.author | Rodrigues, Eliane Curvelo [UNESP] | |
dc.contributor.author | Romanato, Maria Jose [UNESP] | |
dc.contributor.author | Marques, Rosebelly Neves [UNESP] | |
dc.contributor.author | Lemes, Sebastião de Souza [UNESP] | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Ricardo [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2015-07-15T18:27:32Z | |
dc.date.available | 2015-07-15T18:27:32Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description.abstract | Este texto discorre sobre diferentes concepções de avaliação, que, uma vez materializadas nos instrumentos, devem possibilitar reflexões sobre o estado do objeto avaliado e sobre as práticas educativas que promovem mudanças ou se perpetuam pela reprodução. Destaca a questão do uso de indicadores de forma crítica e busca, nos argumentos que fundamentam essa criticidade, o respaldo para reorientar a gestão educativa. Nesse sentido, discute a intencionalidade da avaliação institucional e dos programas de avaliação de resultados dos sistemas de ensino. Oferece ainda algumas pistas para que, na perspectiva da gestão, as ações avaliativas, pelo seu potencial regulador, tenham participação efetiva na qualificação dos processos educativos. A avaliação, enquanto instrumento de regulação do processo de gestão, o reconstrói. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, CAIXA POSTAL 174, Campus Vile, CEP 14800901, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, CAIXA POSTAL 174, Campus Vile, CEP 14800901, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 1-9 | |
dc.identifier | http://www.fclar.unesp.br/Home/Departamentos/CienciasdaEducacao/RevistaEletronica/edi9_artigo6.pdf | |
dc.identifier.citation | Política e Gestão Educacional, v. 9, p. 1-9, 2010. | |
dc.identifier.file | ISSN1519-9029-2010-09-01-09.pdf | |
dc.identifier.issn | 1519-9029 | |
dc.identifier.lattes | 6234085019413949 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-7478-4835 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/124710 | |
dc.language.iso | por | |
dc.relation.ispartof | Política e Gestão Educacional | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Currículo Lattes | |
dc.subject | Administração escolar | pt |
dc.subject | Avaliação | pt |
dc.subject | Gestão | pt |
dc.subject | Transformação social | pt |
dc.title | Avaliação, gestão e novas possibilidades para emancipação na perspectiva de transformação social | pt |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 6234085019413949[5] | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-0750-9294[4] | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-7478-4835[5] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara | pt |
unesp.department | Ciências da Educação - FCLAR | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN1519-9029-2010-09-01-09.pdf
- Tamanho:
- 118.38 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format