Publicação:
Flexibilização curricular nas artes cênicas: rumo à autonomia na formação de artistas

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Data

2024-11-22

Orientador

Oliveira, Pelópidas Cypriano de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

São Paulo - IA - Arte-Teatro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este estudo se propõe a investigar e demonstrar estratégias viáveis para a criação e implementação de um curso de graduação em artes cênicas com uma grade curricular realmente flexível, oferecendo evidências concretas de que é possível aos estudantes configurarem sua trajetória acadêmica de maneira autônoma, tornando-se de fato protagonistas de sua formação. A pesquisa, portanto, de natureza exploratória e descritiva, adota uma abordagem qualitativa e quantitativa, envolvendo a análise e interpretação das grades curriculares das duas instituições públicas de ensino superior da cidade de São Paulo, bem como a verificação do processo de autorização do Ministério da Educação para o funcionamento de cursos superiores e a observância das leis e diretrizes curriculares nacionais aplicáveis. Conforme esperado, os resultados apontaram que, embora as leis sejam permissivas, o impedimento está nas próprias faculdades e universidades, devido a seus recursos limitados, regulamentos rígidos e outros fatores. Contudo, no que tange a flexibilização curricular, pode-se haver a participação colaborativa ou até mesmo a elaboração integral pelos estudantes, dando novos rumos para a inovação na formação do artista, ampliando a definição do que ele é e do que pode vir a ser.

Resumo (inglês)

This study aims to investigate and demonstrate viable strategies for the creation and implementation of an undergraduate course in performing arts with a truly flexible curriculum, offering concrete evidence that it is possible for students to shape their academic path autonomously, becoming in fact protagonists of their education. Therefore, the research, of an exploratory and descriptive nature, adopts a qualitative and quantitative approach, involving the analysis and interpretation of the curricula of two public higher education institutions in the city of São Paulo, as well as the verification of the authorization process of the Ministry of Education for the operation of higher education courses and the observance of the applicable national laws and curricular guidelines. As expected, the results indicated that, although the laws are permissive, the impediment lies in the colleges and universities themselves, due to their limited resources, rigid regulations and other factors. However, with regard to curricular flexibility, there may be collaborative participation or even full development by students, providing new directions for innovation in the artist's training, expanding the definition of what he is and what he can become.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

LANGERVISCH, Daniel da Costa. Flexibilização curricular nas artes cênicas: rumo à autonomia na formação de artistas. Orientador: Pelópidas Cypriano de Oliveira. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Arte-Teatro) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2024.

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