Publicação: Heterogenidade em narrativas escolares: sentidos que se constroem nas diferenças e nos desvios
dc.contributor.author | Borges Gutierre, Maria Madalena [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2014-06-24T19:54:00Z | |
dc.date.available | 2014-06-24T19:54:00Z | |
dc.date.issued | 2005-01-10 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a construção de sentido em narrativas escolares produzidas durante o SARESP - Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. A proposta é conseqüência da observação de que a prática da redação escolar nos sistemas de avaliação externa constitui uma atividade mecânica e resulta da prescrição de instruções, de forma que os textos produzidos apresentem relativa estabilidade composicional. Considera-se, na análise, 1) que a estabilidade textual decorrente das instruções de produção promove a padronização das redações; 2) que ao se desviar do tema proposto, o sujeito opera com a singularidade das experiências vividas; 3) que em meio à estabilidade promovida pelo Sistema de Avaliação, identificam-se nos textos dos alunos fontes enunciativas que se confrontam e evidenciam valores histórico-culturais, o que permite vislumbrar a condição do aluno como sujeito social e da linguagem como meio de interação. A discussão fundamenta-se nas reflexões de Mikhail Bakhtin sobre dialogismo e gêneros discursivos. Na análise dos textos, atenta-se também para o conceito de heterogeneidade enunciativa discutido por Authier-Revuz. | pt |
dc.description.affiliation | UNESP - Universidade Estadual Paulista/Araraquara - SP | |
dc.description.affiliationUnesp | UNESP - Universidade Estadual Paulista/Araraquara - SP | |
dc.identifier | http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1368 | |
dc.identifier.citation | ALFA: Revista de Linguística, v. 49, n. 1, 2005. | |
dc.identifier.file | ISSN1981-5794-2005-49-1-07-29.pdf | |
dc.identifier.issn | 1981-5794 | |
dc.identifier.issn | 0002-5216 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/107247 | |
dc.language.iso | por | |
dc.relation.ispartof | Alfa: Revista de Linguística | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | ALFA: Revista de Linguística | |
dc.subject | Narrativas escolares | pt |
dc.subject | Gêneros discursivos | pt |
dc.subject | Dialogismo | pt |
dc.subject | Heterogeneidade enunciativa | pt |
dc.title | Heterogenidade em narrativas escolares: sentidos que se constroem nas diferenças e nos desvios | pt |
dc.type | Artigo | |
dcterms.license | http://seer.fclar.unesp.br/alfa/about/submissions#copyrightNotice | |
dspace.entity.type | Publication |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN1981-5794-2005-49-1-07-29.pdf
- Tamanho:
- 408.34 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format