Logotipo do repositório
 

Publicação:
Heterogenidade em narrativas escolares: sentidos que se constroem nas diferenças e nos desvios

dc.contributor.authorBorges Gutierre, Maria Madalena [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-24T19:54:00Z
dc.date.available2014-06-24T19:54:00Z
dc.date.issued2005-01-10
dc.description.abstractO presente trabalho propõe uma reflexão sobre a construção de sentido em narrativas escolares produzidas durante o SARESP - Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. A proposta é conseqüência da observação de que a prática da redação escolar nos sistemas de avaliação externa constitui uma atividade mecânica e resulta da prescrição de instruções, de forma que os textos produzidos apresentem relativa estabilidade composicional. Considera-se, na análise, 1) que a estabilidade textual decorrente das instruções de produção promove a padronização das redações; 2) que ao se desviar do tema proposto, o sujeito opera com a singularidade das experiências vividas; 3) que em meio à estabilidade promovida pelo Sistema de Avaliação, identificam-se nos textos dos alunos fontes enunciativas que se confrontam e evidenciam valores histórico-culturais, o que permite vislumbrar a condição do aluno como sujeito social e da linguagem como meio de interação. A discussão fundamenta-se nas reflexões de Mikhail Bakhtin sobre dialogismo e gêneros discursivos. Na análise dos textos, atenta-se também para o conceito de heterogeneidade enunciativa discutido por Authier-Revuz.pt
dc.description.affiliationUNESP - Universidade Estadual Paulista/Araraquara - SP
dc.description.affiliationUnespUNESP - Universidade Estadual Paulista/Araraquara - SP
dc.identifierhttp://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1368
dc.identifier.citationALFA: Revista de Linguística, v. 49, n. 1, 2005.
dc.identifier.fileISSN1981-5794-2005-49-1-07-29.pdf
dc.identifier.issn1981-5794
dc.identifier.issn0002-5216
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/107247
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofAlfa: Revista de Linguística
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceALFA: Revista de Linguística
dc.subjectNarrativas escolarespt
dc.subjectGêneros discursivospt
dc.subjectDialogismopt
dc.subjectHeterogeneidade enunciativapt
dc.titleHeterogenidade em narrativas escolares: sentidos que se constroem nas diferenças e nos desviospt
dc.typeArtigo
dcterms.licensehttp://seer.fclar.unesp.br/alfa/about/submissions#copyrightNotice
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1981-5794-2005-49-1-07-29.pdf
Tamanho:
408.34 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções