Publicação: Estudo comparativo do regulamento de avaliação das instituições de ensino superior de Angola e do Brasil
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Brandão, Carlos da Fonseca 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A tese em destaque teve como objetivo identificar o Regulamento de Avaliação das Instituições de Ensino Superior de Angola e do Brasil, assim como apresentar as instituições que se dedicam às avaliações, a partir de procedimento bibliográfico e documental. Pretendeu-se, ainda, estabelecer uma comparação entre os mesmos regulamentos usando como referência a metodologia comparada, proposta pelo George Z. F. Bereday. A avaliação desempenha um papel muito importante em qualquer instituição, portanto, quando diz respeito ao Ensino Superior, é necessário que seja colocada em evidência a qualidade das Instituições de Ensino Superior, bem como o desempenho e o aproveitamento dos estudantes. Com isso, reflete-se sobre a Avaliação no Ensino Superior. Para essa tese, com maior relevância, centrou-se a análise nos tipos de avaliação, nas suas etapas, nos princípios, nas dimensões, nos eixos, nos indicadores nas instituições envolvidas e no papel de cada ator no processo de avaliação, assim como estabeleceu-se uma análise separada e, depois comparada entre os dois regulamentos de avaliação das Instituições de Ensino Superior dos dois países em destaque: Angola e Brasil, como também verificou-se e apresentou-se as semelhanças e diferenças, com base na metodologia comparada proposta por Bereday. Apresentamos, também, no desenvolvimento desta pesquisa, as informações relacionadas aos aspectos geográficos, demográficos, históricos e econômicos de Angola e do Brasil. Concluiu-se que entre o Regulamente de Avaliação das Instituições de Ensino Superior de Angola e do Brasil existe algumas semelhanças e algumas diferenças nos termos normativos e procedimentais.
Resumo (inglês)
The highlighted thesis aimed to identify the Assessment Regulations for Higher Education Institutions in Angola and Brazil, as well as present the institutions that are dedicated to assessments, based on a bibliographic and documentary procedure. It was also intended to establish a comparison between the same regulations using as a reference the comparative methodology, proposed by George Z. F. Bereday. Assessment plays a very important role in any institution, therefore, when it comes to Higher Education, it is necessary to highlight the quality of Higher Education Institutions, as well as the performance and achievement of students. With this, we reflect on Assessment in Higher Education. For this thesis, with greater relevance, the analysis focused on the types of evaluation, its stages, the principles, the dimensions, the axes, the indicators in the institutions involved and the role of each actor in the evaluation process, as well as established a separate analysis was carried out and then compared between the two evaluation regulations for Higher Education Institutions in the two countries highlighted: Angola and Brazil, as well as the similarities and differences were verified and presented, based on the proposed comparative methodology by Bereday. In the development of this research, we also present information related to the geographic, demographic, historical and economic aspects of Angola and Brazil. It was concluded that between the Assessment Regulations for Higher Education Institutions in Angola and Brazil there are some similarities and some differences in normative and procedural terms.
Descrição
Palavras-chave
Estudo comparativo, Regulamento de avaliação, Instituições de ensino superior, Angola e Brasil, Comparative study, Evaluation regulation, Higher education institutions
Idioma
Português
Como citar
CHIQUEMBA, Henrique Adelino. Estudo comparativo do regulamento de avaliação das instituições de ensino superior de Angola e do Brasil. 2023. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2023.