Publicação: A categoria totalidade na educação ambiental: uma revisão sistemática
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Data
Autores
Orientador
Mendes, Carolina Borghi 

Coorientador
Colturato, Andriel Rodrigo 

Pós-graduação
Curso de graduação
Araraquara - IQAR - Química
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
Este estudo investiga as concepções da categoria totalidade adotadas nas produções científicas sobre Educação Ambiental (EA) realizando uma revisão bibliográfica sistemática. A pesquisa é motivada pela necessidade de se compreender como a categoria totalidade, fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético, contribui para formação ambiental crítica, em contraste com práticas que apresentam uma visão ainda fragmentada e conservadora. O principal objetivo é identificar as concepções associadas à categoria totalidade nas produções científicas de EA, analisando sua utilização e implicações teórico-metodológicas para os processos educativos. Para alcançar esse objetivo, mapeou-se as produções que abordam a totalidade, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, em seguida, foi realizada uma análise que visava apreender o entendimento da totalidade nessas produções com base no Materialismo Histórico-Dialético, utilizando referências de autores como Dermeval Saviani e Karel Kosik. A coleta de dados ocorreu na base de dados Portal de Periódicos da CAPES, utilizando os descritores “Educação Ambiental” e “totalidade”, tendo sido obtidos 10 artigos. Foram identificados trabalhos teóricos e empíricos e, posteriormente, organizados em dois tópicos: 1) entendimento sobre a totalidade na EA; e 2) implicações da categoria no processo educativo ambiental. Os resultados indicaram que a categoria totalidade é frequentemente utilizada como forma de promover a superação de visões fragmentadas e desarticuladas da EA, no entanto, essas produções não estabelecem uma fundamentação aprofundada para a contribuição de uma educação ambiental comprometida com a emancipação humana, social, política e ambiental.
Resumo (inglês)
This study investigates the conceptions of the totality category adopted in scientific productions on Environmental Education (EE) by carrying out a systematic bibliographic review. The research is motivated by the need to understand how the category of totality, based on Historical-Dialectical Materialism, contributes to critical environmental formation, in contrast to practices that present a still fragmented and conservative vision. The main objective is to identify the concepts associated with the category totality in scientific productions on EE, analyzing its use and theoretical-methodological implications for educational processes.To achieve this objective, the productions that address totality were mapped, through a systematic bibliographic review, then an analysis was carried out that aimed to capture the understanding of totality in these productions based on Historical-Dialectical Materialism, using references from authors such as Dermeval Saviani and Karel Kosik. Data collection took place in the CAPES Periodicals Portal database, using the descriptors “Environmental Education” and “totality”, with 10 articles being obtained. Theoretical and empirical works were identified and subsequently organized into two topics: 1) characterization and understanding of the totality in EE; and 2) implications of the category in the environmental educational process. The results indicated that the category of totality is frequently used as a way to promote overcoming fragmented and disjointed views of EE; however, these productions do not establish an in-depth foundation for the contribution of environmental education committed to human, social, political and environmental emancipation.
Descrição
Palavras-chave
Todo e partes (Filosofia), Educação ambiental, Materialismo dialético, Pedagogia crítica, Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Idioma
Português