Logo do repositório
 

Características de Altas Habilidades/Superdotação em Aluno Precoce: um Estudo de Caso

dc.contributor.authorMartins, Bárbara Amaral
dc.contributor.authorChacon, Miguel Claudio Moriel
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Mato Grosso do Sul
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-11-12T17:26:34Z
dc.date.available2018-11-12T17:26:34Z
dc.date.issued2016-06-01
dc.description.abstractABSTRACT Precocity is a phenomenon still little studied nationally. Thus, investigations about students who demonstrate prematurely developed skills are considered relevant in order to contribute to the growth of scientific knowledge on the subject. In this context, the objective this study was to verify whether one precocious student presented high abilities/giftedness features according to the literature, in particular those related to creativity and learning. Data were collected through observations of this student in reading and writing school situations. Interviews were conducted with his parents. Observations were recorded in field diaries, while the interviews were recorded and transcribed in full. The analysis was qualitative. The results showed the presence of high ability/giftedness characteristics in student's behavior and pointed to the need for educational care to consider and respect his peculiarities and encourage the development of his potential, but without losing sight of his needs characteristically of childhood.en
dc.description.abstractRESUMO a precocidade é um fenômeno ainda pouco estudado nacionalmente. Desse modo, considera-se relevante o empreendimento de investigações acerca de estudantes que demonstram habilidades precocemente desenvolvidas a fim de contribuir para o crescimento do conhecimento científico sobre a temática. Frente a essa problemática, o objetivo deste estudo foi verificar se um aluno precoce apresentava características de altas habilidades/superdotação de acordo com literatura, em especial as que se relacionam à criatividade e à aprendizagem. Os dados foram coletados por meio de observações desse aluno em relação à leitura e escrita em situações escolares. Também foram realizadas entrevistas com seus pais. As observações foram registradas em diários de campo, ao passo que a entrevista foi gravada e integralmente transcrita. A análise ocorreu qualitativamente. Os resultados demonstraram a presença de características de altas habilidades/superdotação no comportamento do aluno e apontaram para a necessidade de atenção educacional que considere e respeite suas peculiaridades e estimule o desenvolvimento de suas potencialidades, porém, sem perder de vista suas necessidades próprias da infância.pt
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Mato Grosso do Sul
dc.description.affiliationUnesp Departamento de Educação Especial Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.description.affiliationUnespUnesp Departamento de Educação Especial Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.format.extent189-202
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382216000200004
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 22, n. 2, p. 189-202, 2016.
dc.identifier.doi10.1590/S1413-65382216000200004
dc.identifier.fileS1413-65382016000200189.pdf
dc.identifier.issn1413-6538
dc.identifier.lattes3168297318782887
dc.identifier.orcid0000-0002-6473-8958
dc.identifier.scieloS1413-65382016000200189
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157702
dc.language.isopor
dc.publisherAssociação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Especial
dc.relation.ispartofsjr0,197
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectSpecial Educationen
dc.subjectPrecocityen
dc.subjectHigh Abilitiesen
dc.subjectGiftednessen
dc.subjectEducação Especialpt
dc.subjectPrecocidadept
dc.subjectAltas habilidadespt
dc.subjectSuperdotaçãopt
dc.titleCaracterísticas de Altas Habilidades/Superdotação em Aluno Precoce: um Estudo de Casopt
dc.title.alternativeHigh Abilities/Giftedness Characteristics in one Precocious Student: a Case Studyen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes3168297318782887[2]
unesp.advisor.orcid0000-0002-6473-8958[2]

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1413-65382016000200189.pdf
Tamanho:
572.04 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções