Análise do contexto escolar no pós-pandemia da Covid-19: rastreamento das percepções de violência no interior de uma escola pública do município de Marília-SP
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Data
Autores
Orientador
Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa teve como objetivo investigar a percepção de professores sobre violência no espaço escolar de uma escola pública estadual, localizada na Zona Oeste da cidade de Marília-SP, conforme trazemos nessa dissertação. A proposta foi investigar os fenômenos de violência escolar ocorridos nesse período pós-pandemia da Covid-19 sob a perspectiva dos Direitos Humanos. A convivência escolar tece as relações entre alunos e professores e a escola, enquanto espaço de trocas e socialização, torna-se condutora para formação da cidadania. A escolha desse tema ocorreu em virtude dos problemas contemporâneos que se manifestam nas escolas, chamando a atenção de toda população e da imprensa nacional, que mencionam reportagens retratando ocorrências de violência escolar, ocasionadas de diversas formas, seja interna ou externamente à escola. A metodologia da pesquisa proposta foi a investigação da realidade escolar por meio de questionário on-line, com perguntas pré-estabelecidas destinadas ao corpo docente da referida escola. Foram aferidos dados socioeconômicos, com questões sobre sexo, idade, raça/etnia, perfil familiar etc.; informações sobre a vivência profissional, com questões que reportam ao tempo da atuação de trabalho nas escolas, área de atuação em que ministra as aulas, além do turno lecionado; observação do docente sobre condição escolar com perguntas sobre a percepção de violência na vizinhança, riscos de roubo, assalto, sequestro, acidente etc.; questões sobre a violência no ambiente escolar abordando assuntos como preconceito, agressão, ameaça, violência na forma física, sexual, moral, verbal e presença de armas (branca ou de fogo) na escola; bem como as condições de segurança dos docentes dentro e fora da escola. O material escolhido para tal foi a aplicação do questionário por meio da utilização do Google Forms e uso de recursos digitais para análise do conteúdo quantitativo. Para a aplicação dos instrumentos, foi feito um planejamento amostral para garantir que os dados coletados permitissem inferência estatística. Embora os professores tenham manifestado engajamento para o preenchimento do questionário, a amostra contou com praticamente a metade da quantidade prevista (27 questionários de 55 possíveis), ainda assim, não inviabilizando o exercício de inferência inicialmente proposto. Essa amostra foi considerada satisfatória, pois permitiu a composição de um quadro descritivo e geral sobre a opinião dos(as) professores(as) acerca dos temas tratados. Participaram da pesquisa 27 docentes de um grupo de 55 professores da escola, o que corresponde a 49,1% do total (n = 27). A análise estatística foi utilizada para o cálculo percentual e construção de gráficos na organização e interpretação dos dados, compreendendo então a tabulação dos dados gerados pelas respostas emitidas a essas perguntas em Tabelas e Gráficos.
Resumo (inglês)
This project aimed to investigate teachers' perceptions of violence in the school environment of a public state school located in the West zone of the city of Marília-SP, as detailed in this report. The proposal was to investigate school violence phenomena occurring in this post-COVID-19 pandemic period from the perspective of human rights. School life weaves the relationships between students and teachers, and the school, as a space for exchange and socialization, becomes instrumental in shaping citizenship. The choice of this theme was due to the problems presented in recent times in schools, drawing the attention of the entire population and the national press, which mention reports depicting occurrences of school violence, caused in various ways, whether internally or externally to the school. The proposed research methodology was the investigation of the school reality through an online questionnaire with pre-established questions aimed at the teaching staff of the mentioned school. Socioeconomic data were collected, with questions about sex, age, race/ethnicity, family profile, etc.; information about professional experience, with questions regarding the length of time working in schools, area of expertise where classes are taught, as well as the teaching shift, etc.; teacher's observations about school conditions with questions about the perception of violence in the neighborhood, risks of theft, robbery, kidnapping, accidents, etc.; questions about violence in the school environment addressing issues such as prejudice, aggression, threats, physical, sexual, moral violence, verbal abuse, and the presence of weapons (bladed or firearms) in the school; as well as the security conditions of teachers inside and outside the school. The material chosen for this purpose was the application of the questionnaire using Google Forms and digital resources for the analysis of quantitative content. A sampling plan was made for the application of the instruments to ensure that the collected data allowed statistical inference. Although teachers reported engagement in filling out the questionnaire, the sample consisted of almost half of the expected quantity (27 questionnaires out of 55 possible), yet not making the initially proposed inference exercise unviable. This sample was considered satisfactory as it allowed the composition of a descriptive and general overview of the teachers' opinions on the topics addressed. A total of 27 teachers participated in the research out of a group of 55 teachers from the school, which corresponds to 49.1% of the total (n = 27). Statistical analysis was employed for percentage calculation and graph construction in the organization and interpretation of data, thus comprising the tabulation of data generated by the responses to these questions in tables and graphs.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Violência escolar, Direitos humanos na educação, Education, School violence, Human rights in education
Idioma
Português
Citação
CARDOZO, Danieli Assunção. Análise do contexto escolar no pós-pandemia da Covid-19: rastreamento das percepções de violência no interior de uma escola pública do município de Marília-SP. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.