Logotipo do repositório
 

Publicação:
Metamorfoses da Autoridade: do professor ao algoritmo

dc.contributor.advisorLastória, Luiz Antônio Calmon Nabuco [UNESP]
dc.contributor.authorDuci, Juliana Rossi [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-10-01T13:28:57Z
dc.date.available2019-10-01T13:28:57Z
dc.date.issued2019-08-27
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga a noção de autoridade pedagógica docente e sua metamorfose última reconfigurada pelos aparatos audiovisuais tecnológicos digitais. A partir do suporte teórico da primeira geração da Teoria Crítica da Sociedade e do debate sobre a racionalidade contemporânea em suas determinações técnico-mercadológicas, procurou-se analisar com base na bibliografia especializada as mutações objetivas e estruturais sofridas pela noção de autoridade nos âmbitos histórico, social e educacional. Para corroborar empiricamente com esta investigação servimo-nos da hermenêutica objetiva para interpretarmos o significado embutido na plataforma de aprendizagem online Moodle - suporte dos processos de ensino e aprendizagem mediados por tecnologias digitais. Este caso se configura como exemplar representante da racionalidade contemporânea ao expressá-la em sua lógica algorítmica. Os resultados indicaram que, tendencialmente, o deslocamento da autoridade pedagógica docente ocorre devido a incorporação da lógica algorítmica aos aparatos tecnológicos audiovisuais digitais na atuação profissional. Tal conformação do processo de ensino e aprendizagem, no âmbito da prática docente, acaba por não realizar suas pretensões por ser submetida às condições de heteronomia e dominação, as quais, em primeiro plano, busca superar.pt
dc.description.abstractThis research investigates the notion of teaching pedagogical authority and its ultimate metamorphosis reconfigured by digital technological audiovisual devices. Based on the theoretical support of the first generation of the Critical Theory of Society and the debate on contemporary rationality in its technical-market determinations, we tried to analyze based on the specialized bibliography the objective and structural mutations suffered by the notion of authority in the historical, social and educational. To empirically corroborate this research, we use objective hermeneutics to interpret the meaning embedded in the online learning platform Moodle; support of teaching and learning processes mediated by digital technologies. This case is configured as an exemplary case representative of contemporary rationality by expressing it in its algorithmic logic. The results allowed to indicate that, tendentially, the displacement of teaching pedagogical authority occurs due to the incorporation of digital audiovisual technological devices in the professional performance. This confirmation of the teaching and learning process, within the scope of the teaching practice, ends up not fulfilling its pretensions to be submitted to the conditions of heteronomy and domination, which, in the first place, seeks to overcome.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipId001
dc.identifier.aleph000925554
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.lattes2752243344158475
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/183667
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectAutoridadept
dc.subjectDocênciapt
dc.subjectMoodlept
dc.subjectRacionalidade Tecnológicapt
dc.subjectTDICpt
dc.subjectAuthorityen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectTechnological Rationalityen
dc.titleMetamorfoses da Autoridade: do professor ao algoritmopt
dc.title.alternativeMetamorphoses of Authority: From Teacher to Algorithmen
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.advisor.lattes2752243344158475
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargo18 meses após a data da defesapt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaTeorias Pedagógicas, Trabalho Educativo e Sociedadept

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
duci_jr_dr_arafcl_par.pdf
Tamanho:
1.11 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
duci_jr_dr_arafcl.pdf
Tamanho:
3.06 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.94 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: