Publicação: A precisão e a complexidade gramatical em língua inglesa: contribuições à avaliação da proficiência linguística oral do professor de língua estrangeira
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Data
Autores
Orientador
Consolo, Douglas Altamiro 

Coorientador
Pós-graduação
Estudos Linguísticos - IBILCE 33004153069P5
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Considerando o contexto de condições insatisfatórias que perpassam o ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira no Brasil (ILE) e a relação dessas condições com o baixo nível de proficiência oral de parte dos formandos em Letras e dos professores em serviço no ensino regular, este trabalho objetiva dar continuidade ao aprimoramento de um instrumento avaliativo cuja finalidade específica é avaliar a proficiência de (futuros) professores de ILE no Brasil: o Exame de Proficiência para Professores de Línguas Estrangeiras (EPPLE). Objetiva-se, mais especificamente, propor aprimoramentos aos critérios das faixas de proficiência analíticas que são utilizadas para a avaliação da precisão gramatical dos participantes no teste oral do EPPLE. Sendo assim, das competências que integram a proficiência do professor, a competência gramatical é o foco desta pesquisa, principalmente os aspectos precisão e complexidade gramatical. Os dados utilizados são de 29 participantes do teste oral do EPPLE, cujas aplicações ocorreram em 2015 e 2017, e de 16 alunos-formandos que apresentaram seminários em aulas on-line de uma disciplina de língua inglesa de um curso de Licenciatura em Letras de uma universidade pública do estado de São Paulo. Esta investigação, que se caracteriza como um estudo de caso descritivo-exploratório, adota a unidade de análise AS-unit para a segmentação da fala dos participantes por considerar aspectos relevantes e próprios da oralidade. As análises da precisão gramatical são feitas em termos de levantamento da quantidade e de tipos de desvios cometidos pelos participantes ao passo que as análises de complexidade gramatical se concentram na produção de tempos verbais compostos salientes nos dados (como o Present Perfect). Os resultados quantitativos e qualitativos obtidos neste trabalho, em combinação com características gramaticais especificadas pelo English Profile Programme e com os critérios do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (Common European Framework of Reference – CEFR), dos exames de Cambridge Assessment English e do trabalho de Oliveira (2021), embasaram a reelaboração das faixas analíticas para o componente gramatical. Foi proposto, ainda como resultado desta pesquisa, um guia complementar que apresenta conceitos importantes envolvidos no processo de classificação dos candidatos, e descreve características gramaticais específicas e criteriais de acordo com os níveis do CEFR e de acordo com as categorias gramaticais levantadas nas análises.
Resumo (inglês)
Considering the context of unsatisfactory conditions that pervade the teaching and learning of English as a foreign language (EFL) in Brazil and the relationship between these conditions and the low level of oral proficiency of Letters undergraduate students and of teachers working in regular education, this work aims to continue the improvement of an assessment instrument whose specific purpose is to assess the proficiency of (future) EFL teachers in Brazil: the Proficiency Examination for Foreign Language Teachers (in Portuguese, Exame de Proficiência para Professores de Línguas Estrangeiras – EPPLE). The objective is, more specifically, to propose improvements to the criteria of the analytical proficiency bands that are used to assess the grammatical accuracy of the participants in the EPPLE oral test. Thus, among the competences that integrate teacher's proficiency, grammatical competence is the focus of this research study, mainly the aspects of grammatical accuracy and gramatical complexity. The data used are from 29 participants of the EPPLE oral test, whose applications took place in 2015 and 2017, and from 16 undergraduate students who had presentations in online classes of an English language discipline of a Letters course at a public university in the state of São Paulo. This investigation, which is characterized as an exploratory-descriptive case study, adopts the AS-unit for the segmentation of the participants' speech, as it considers relevant and specific aspects of orality. The analyses of grammatical accuracy are carried out in terms of surveying the amount and types of deviations committed by participants, while analyzes of grammatical complexity focus on the production of salient compound verb tenses in the data (such as the Present Perfect). The quantitative and qualitative results obtained in this work, in combination with grammatical characteristics specified by the English Profile Programme and with the criteria of the Common European Framework of Reference for Languages (CEFR) and of Cambridge Assessment English exams, contributed to the re-elaboration of the analytical bands for the grammatical aspect. It was proposed, still as a result of this research, a complementary guide that presents important concepts involved in the candidate classification process and describes specific and criterial grammatical features according to the CEFR levels and according to the grammatical categories from the analyses.
Descrição
Palavras-chave
Avaliação, Proficiência oral, Inglês como língua estrangeira, EPPLE, Precisão e complexidade gramatical, Assessment, Oral proficiency, English as a foreign language, Accuracy and grammatical complexity
Idioma
Português
Como citar
Martins, Ana Cláudia. A precisão e a complexidade gramatical em língua inglesa: contribuições à avaliação da proficiência linguística oral do professor de língua estrangeira, 163f. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2023.