Logo do repositório

Determinação da composição corporal, metabolismo energético, ultrassonografia muscular e aprendizado reverso em cães idosos e adultos jovens suplementados com ácido docosaexaenoico e aminoácidos de cadeia ramificada

Carregando...
Imagem de Miniatura

Supervisor

Carciofi, Aulus Cavalieri

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Relatório de pós-doc

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Senescência em cães desencadeia sarcopenia e deposição de massa gorda com diminuição do gasto energético diário. Ademais, a disfunção cognitiva é condição grave com perdas irreversíveis de células e sinapses no encéfalo que acometem os animais senis. Estratégias nutricionais para prevenir a perda de massa magra e função cognitiva podem incluir aminoácidos de cadeia ramificada (ACR) e nutracêuticos como o ácido docosaexaenoico (DHA). Dieta suplementada com ACR e DHA para cães adultos e idosos foi avaliada sobre o metabolismo energético, condição corporal e função cognitiva. Cães com semelhante escore de condição corporal (ECC = 5, 1-9) foram incluídos no estudo. Idosos (ID; n=8; 13,3±2,2 anos) e adultos jovens (AD; n=10; 3,5±1,0 anos) foram alimentados por 6 meses com dieta controle (CO) ou teste (TE; 1,64 mais ACR e 2,33 mais DHA) em delineamento crossover. Gasto energético (GE), composição corporal, ultrassonografia muscular e teste de aprendizado reverso (AR) para avaliação cognitiva foram avaliadas nos cães ao início e final do período experimental considerando efeito de idade, dieta e sua interação, sendo o tempo inicial incluída como covariável no modelo, com exceção do teste de AR em que foi comparado os tempos inicial e final para cada idade e para cada dieta experimental por Kruskal-Wallis (P≤0,05 significante; P≤0,10 tendência). Cães ID apresentaram menor GE e massa magra, com maior gordura corporal, além de apresentarem menor área ultrassonográfica muscular comparado aos cães AD (P<0,05). Dieta TE aumentou o GE de cães AD e ID e evitou perda muscular no glúteo médio de cães ID. Disfunção cognitiva foi observada em cães ID com menor pontuação que os AD no teste de AR (P<0,01). Para cães AD houve capacidade de aprendizagem, pois independente da dieta no momento basal a % de acertos foi menor do que após 6 meses (P<0,01). Cães ID alimentados com dieta TE aumentaram os acertos no teste cognitivo (P=0,03), melhorando sua função cognitiva, enquanto com dieta CO, resultou em tendência esta melhora na cognição (P=0,08). A dieta TE indicou possível benefício no controle da sarcopenia e maior GE dispendido pelos cães, assim como melhora da cognição em cães ID, melhorando suas taxas de respostas corretas ao teste AR.

Descrição

Palavras-chave

Energia, Cognição, Envelhecimento

Idioma

Português

Citação

GOLONI, C. - Determinação da composição corporal, metabolismo energético, ultrassonografia muscular e aprendizado reverso em cães idosos e adultos jovens suplementados com ácido docosaexaenoico e aminoácidos de cadeia ramificada - 2025, 50f - Relatório de Pós Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Jaboticabal, 2025.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias
FCAV
Campus: Jaboticabal


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação