Competição por hospedeiro entre os parasitoides de pupa Tetrastichus howardi e Trichospilus diatraeae (Hymenoptera: Eulophidae)
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Wilcken, Carlos Frederico 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Botucatu - IBB - Ciências Biológicas
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
O Manejo Integrado de Pragas (MIP) abrange técnicas em sinergia no processo de mitigação de danos causados por insetos-praga em uma determinada cultura, como o uso de parasitoides no controle biológico. Tetrastichus howardi e Trichospilus diatraeae (Hymenoptera: Eulophidae) são endoparasitoides gregários que atacam pupas de diversas espécies de lepidópteros desfolhadores de culturas agrícolas e florestais. Sabe-se que a utilização de mais de uma espécie de inimigo natural pode aumentar a eficiência no controle de uma praga quando estes atuam particularmente em diferentes estágios de vida do organismo-alvo. Contudo, pouco se sabe se a associação de mais de uma espécie de parasitoide pode interferir negativamente no desempenho de suas populações que atuam no mesmo estágio de vida de um hospedeiro. Assim sendo, esse presente trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da interação e competição por hospedeiro no forrageio entre fêmeas dos parasitoides T. howardi e T. diatraeae. O bioensaio foi realizado com pupas da broca da cana-de-açúcar Diatraea saccharalis (Lepidoptera: Crambidae) individualizadas em tubos de vidro de fundo chato e expostas ao parasitismo em diferentes densidades dos parasitoides em condições controladas: temperatura: 24 ± 2 ºC; umidade relativa: 60 ± 10% e fotofase de 12h. Foi observado parasitismo e emergência dos parasitoides (F1) de 100% das pupas do experimento. T. howardi emergiu em todas as densidades avaliadas, enquanto T. diatraeae parasitou e emergiu apenas na
densidade mais baixa ou ausência de competição com T. howardi. Em conclusão, o parasitoide T. howardi prevaleceu sobre T. diatraeae conseguindo emergir da maioria das pupas avaliadas. Os resultados obtidos nesse trabalho são de grande valia para nortear estudos futuros envolvendo liberações desses agentes de controle em condições campo ou semi-campo para o controle de lagartas desfolhadoras.
Descrição
Palavras-chave
Parasitóides, Agentes biológicos no controle de pragas, Lagartas, Broca-da-cana-de-açúcar
Idioma
Português
Citação
TAVARES JUNIOR, José Roberto. Competição por hospedeiro entre os parasitoides de pupa Tetrastichus howardi e Trichospilus diatraeae. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Instituto de Biociências de Botucatu, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, 2025.

