Logo do repositório

Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente: proposta de oficinas para o ensino de Química na EJA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Zanata, Eliana Marques

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FC - Química

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente trabalho tem o intuito de conectar os conceitos químicos através do desenvolvimento de oficinas relacionando Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tendo em vista as realidades sociais e ambientais, a CTSA incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico, a tomada de decisões informadas e a formação de cidadãos conscientes. Em vez de uma abordagem isolada, o ensino por meio da relação entre CTSA promove a interdisciplinaridade, relacionando a química com outras áreas do conhecimento e com o cotidiano dos estudantes. O objetivo deste estudo, de abordagem qualitativa, foi desenvolver um material didático, no formato de um guia para o professor desenvolver atividades do ensino de química. Como resultado, no guia encontram-se conteúdos, objetivos, contexto temático e material de apoio para os alunos com as atividades propostas, nas quais entrelaçam-se a perspectiva CTSA de modo a proporcionar ao aluno um espaço para construção do conhecimento contextualizado com sua realidade social. Espera-se que com a sua utilização em sala de aula, o trabalho possa contribuir para o ensino de química e interação professor-aluno nos espaços de ensino da EJA.

Resumo (inglês)

The present study aims to connect chemical concepts through the development of workshops relating Science, Technology, Society, and Environment for Youth and Adult Education. Considering the social and environmental realities, STSE encourages the development of critical thinking, informed decision-making, and the formation of conscious citizens. Instead of an isolated approach, teaching through the relationship between STSE promotes interdisciplinarity, relating chemistry to other areas of knowledge and to the students' daily lives. The objective of this study, using a qualitative approach, was to develop didactic material in the format of a guide for teachers to develop chemistry teaching activities. As a result, the guide contains content, objectives, thematic context, and support material for students with the proposed activities, in which the STSE perspective is interwoven to provide students with a space for the construction of knowledge contextualized with their social reality. It is hoped that with its use in the classroom, this work can contribute to the teaching of chemistry and teacher-student interaction in Youth and Adult Education teaching spaces.

Descrição

Palavras-chave

Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Química, CTSA, Adults and Young Education, Interdisciplinarity, Chemistry Education, STSE, STSE

Idioma

Português

Citação

SILVA, Willary Kristofer de Almeida da. Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente: proposta de oficinas para o ensino de Química na EJA. 2024. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Ciências
FC
Campus: Bauru


Departamentos

Cursos de graduação

Item type:Curso de graduação,
Química
GQ


Programas de pós-graduação