Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente: proposta de oficinas para o ensino de Química na EJA
Carregando...
Data
Orientador
Zanata, Eliana Marques 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FC - Química
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho tem o intuito de conectar os conceitos químicos através do desenvolvimento de oficinas relacionando Ciência, Tecnologia, Sociedade e
Ambiente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tendo em vista as realidades sociais e ambientais, a CTSA incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico, a tomada de decisões informadas e a formação de cidadãos conscientes. Em vez de uma abordagem isolada, o ensino por meio da relação entre CTSA promove a interdisciplinaridade, relacionando a química com outras áreas do conhecimento e com o cotidiano dos estudantes. O objetivo deste estudo, de abordagem qualitativa, foi desenvolver um material didático, no formato de um guia para o professor desenvolver atividades do ensino de química. Como resultado, no guia encontram-se conteúdos, objetivos, contexto temático e material de apoio para os alunos com as atividades propostas, nas quais entrelaçam-se a perspectiva CTSA de modo a proporcionar ao aluno um espaço para construção do conhecimento contextualizado com sua realidade social. Espera-se que com a sua utilização em sala de aula, o trabalho possa contribuir para o ensino de química e interação professor-aluno nos espaços de ensino da EJA.
Resumo (inglês)
The present study aims to connect chemical concepts through the development of workshops relating Science, Technology, Society, and Environment for Youth and Adult Education. Considering the social and environmental realities, STSE encourages the development of critical thinking, informed decision-making, and the formation of conscious citizens. Instead of an isolated approach, teaching through the relationship between STSE promotes interdisciplinarity, relating chemistry to other areas of knowledge and to the students' daily lives. The objective of this study, using a qualitative approach, was to develop didactic material in the format of a guide for teachers to develop chemistry teaching activities. As a result, the guide contains content, objectives, thematic context, and support material for students with the proposed activities, in which the STSE perspective is interwoven to provide students with a space for the construction of knowledge contextualized with their social reality. It is hoped that with its use in the classroom, this work can contribute to the teaching of chemistry and teacher-student interaction in Youth and Adult Education teaching
spaces.
Descrição
Palavras-chave
Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Química, CTSA, Adults and Young Education, Interdisciplinarity, Chemistry Education, STSE, STSE
Idioma
Português
Citação
SILVA, Willary Kristofer de Almeida da. Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente: proposta de oficinas para o ensino de Química na EJA. 2024. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.

