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ANAGRAMAR: presença do anagrama em obras verbivocovisuais e plásticas de língua francesa e portuguesa dos séculos XX e XXI

dc.contributor.advisorKhouri, Omar [UNESP]
dc.contributor.authorCourtois, Anne [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-08-25T21:39:41Z
dc.date.available2022-08-25T21:39:41Z
dc.date.issued2022-02-17
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo estudar o modo operatório do anagrama em obras plásticas e poético-visuais do século XX e XXI de língua portuguesa e/ou francesa. A escolha do tema e seu recorte foram instigados pela provocação criativa que a autora, artista plástica francesa radicada no Brasil, encontrou em anagramas da língua portuguesa. Seu estudo foi norteado pela reflexão da Poeta Experimental portuguesa Ana Hatherly (1929-2015), tendo como ponto de partida uma citação do encarte Mapas do Imaginário e da Memória de 1973, a qual sugere que o modo de construir um anagrama pode ser considerado paradigma do ato criador. Partindo da definição do anagrama e do levantamento histórico da sua função poética, o estudo exemplifica o papel desse jogo combinatório em obras de Ana Hatherly, Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari, Marcel Duchamp e Jean Dupuy, como também em produções da própria autora. Além da reflexão teórica desenvolvida por esses artistas, a discussão apoia-se em estudos de Ferdinand de Saussure, Jean Starobinsky, Abraham Moles, Jean Baudrillard, Michel de Certeau e Pierre-Yves Testenoire.pt
dc.description.abstractL´objectif de cette recherche est d´étudier l´anagramme en tant que processus créateur dans des œuvres en langue française et portugaise, issues du domaine de la Poésie Visuelle et des Arts Plastiques du XX et XXIème siècles. Le choix de ce thème et son découpage temporel ont été orientés par la pratique artistique de l´auteure, artiste plasticienne française vivant au Brésil où elle produit des jeux anagrammatiques verbivocovisuels en langue portugaise. Partant de l´hypothèse selon laquelle construire une anagramme constitue un paradigme de l´acte créateur, formulée par la poétesse expérimentale et chercheuse portugaise Ana Hatherly dans ses Cartes de l´Imaginaire et de la Mémoire (1973), cette étude parcoure l´histoire des relations entre le jeu anagrammatique et la création poético visuelle. L´analyse porte, en particulier, sur des œuvres de Ana Hatherly, Augusto e Haroldo de Campos, Décio Pignatari, Marcel Duchamp et Jean Dupuy, ainsi que sur celles de la propre auteure, s´appuyant sur les écrits de Ferdinand de Saussure, Jean Starobinsky, Abraham Moles, Jean Baudrillard, Michel de Certeau et Pierre-Yves Testenoire.fr
dc.identifier.capes33004013063P4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/236314
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectAnagramapt
dc.subjectPoesia visualpt
dc.subjectPoesia experimentalpt
dc.subjectArte combinatóriapt
dc.titleANAGRAMAR: presença do anagrama em obras verbivocovisuais e plásticas de língua francesa e portuguesa dos séculos XX e XXIpt
dc.title.alternativeANAGRAMAR: l´acte créateur anagrammatique dans des œuvres verbivocovisuelles et plastiques en langue française et portugaise du XXe et XXIe sièclesfr
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArtes visuaispt
unesp.researchAreaAbordagens teóricas, históricas e culturais da arte.pt

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