Publicação: Acessibilidade em jogos digitais voltados a deficientes visuais: uma adaptação do jogo Pong
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Data
Autores
Orientador
Guido, Rodrigo Capobianco 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Ciência da Computação - IBILCE
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho tem como proposta adaptar o jogo Pong a deficientes visuais com perda completa ou parcial da visão, com o objetivo de aumentar a inclusão desse grupo. Para tanto, foram analisadas as técnicas mais utilizadas em relação à adaptação dos elementos dos jogos para deficientes visuais no geral. Em seguida, o jogo em questão foi desenvolvido utilizando a Unity game engine, e, após sua implementação, foram analisadas a usabilidade e as impressões dos usuários. Os resultados obtidos através dessas indicaram que a adaptação proposta contribuiu efetivamente para a inclusão de indivíduos com deficiência visual na experiência de jogos, uma vez que os participantes conseguiram jogar o Pong com sucesso e, além disso, relataram que o jogo era intuitivo e divertido. As descobertas deste estudo têm implicações para o design e desenvolvimento de jogos acessíveis para indivíduos com deficiência visual.
Resumo (inglês)
This work proposes an adaptation of the game Pong to include people with visual impairments,
specifically those who are blind or have lower vision. A study was conducted to identify the
most relevant techniques and components that provide accessibility in games for the visually
impaired. The adaptation was then implemented using the Unity game engine, and it was tested
by users to analyze their impressions and aspects of usability. The results of the study indicated
that the proposed adaptation effectively contributed to the inclusion of individuals with visual
impairments in the gaming experience, as the participants were able to successfully play the game
and reported that it was intuitive and enjoyable. The findings of this study have implications for
the design and development of accessible games for individuals with visual impairments.
Descrição
Palavras-chave
Video games, Pessoas com deficiência visual, Processamento de sinais, People with visual disabilities, Signal processing
Idioma
Português