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Publicação:
Acessibilidade em jogos digitais voltados a deficientes visuais: uma adaptação do jogo Pong

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Orientador

Guido, Rodrigo Capobianco

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ciência da Computação - IBILCE

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho tem como proposta adaptar o jogo Pong a deficientes visuais com perda completa ou parcial da visão, com o objetivo de aumentar a inclusão desse grupo. Para tanto, foram analisadas as técnicas mais utilizadas em relação à adaptação dos elementos dos jogos para deficientes visuais no geral. Em seguida, o jogo em questão foi desenvolvido utilizando a Unity game engine, e, após sua implementação, foram analisadas a usabilidade e as impressões dos usuários. Os resultados obtidos através dessas indicaram que a adaptação proposta contribuiu efetivamente para a inclusão de indivíduos com deficiência visual na experiência de jogos, uma vez que os participantes conseguiram jogar o Pong com sucesso e, além disso, relataram que o jogo era intuitivo e divertido. As descobertas deste estudo têm implicações para o design e desenvolvimento de jogos acessíveis para indivíduos com deficiência visual.

Resumo (inglês)

This work proposes an adaptation of the game Pong to include people with visual impairments, specifically those who are blind or have lower vision. A study was conducted to identify the most relevant techniques and components that provide accessibility in games for the visually impaired. The adaptation was then implemented using the Unity game engine, and it was tested by users to analyze their impressions and aspects of usability. The results of the study indicated that the proposed adaptation effectively contributed to the inclusion of individuals with visual impairments in the gaming experience, as the participants were able to successfully play the game and reported that it was intuitive and enjoyable. The findings of this study have implications for the design and development of accessible games for individuals with visual impairments.

Descrição

Palavras-chave

Video games, Pessoas com deficiência visual, Processamento de sinais, People with visual disabilities, Signal processing

Idioma

Português

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